Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em parceria com a Huawei, UFPB inaugura Usina-Escola Fotovoltaica que utiliza inteligência artificial

publicado: 19/10/2023 13h36, última modificação: 19/10/2023 14h09
Equipamento tem contribuído para pesquisa, capacitação e também já gerou economia de R$ 100 mil para a UFPB

Na manhã desta quarta-feira (19), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a inauguração da Usina-escola de energia fotovoltaica desenvolvida por meio de acordo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB e a empresa Huawei.

Localizada na unidade de Mangabeira, em um anexo do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), em João Pessoa, a estrutura da UFPB está em operação desde janeiro deste ano e já proporcionou uma economia de mais de R$ 100 mil reais.

Mais de R$ 2 milhões foram destinados para a construção da usina, fruto de um projeto cujo principal diferencial é o uso de um algoritmo de inteligência artificial (IA) desenvolvido na UFPB, para melhor eficiência energética.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o Pró-reitor de Administração Prof. professor Cássio Besarria, representando o Reitor Valdiney Gouveia; Roberto Valer, Diretor Técnico na Huawei; professor Euler Macedo, Diretor do CEAR; professor João Andrade Silva, Diretor do CTDR; professor José Marcelino, Vice-diretor do CTDR; e Marcelo Sitcovsky, Vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), e outros convidados.

Para o professor Cássio Besarria é função da UFPB mudar, para melhor, vidas e trajetórias das pessoas, e nesse sentido a energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma eficiente tecnologia energética renovável. “Essa construção é fruto do compromisso com a preservação do meio ambiente e com o papel social. É um investimento no desenvolvimento sustentável, incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Celebramos não apenas a inauguração mas a esperança de um futuro mais sustentável, que essa usina seja símbolo do compromisso com um futuro melhor”, disse o gestor.

Após o descerramento da placa de inauguração, o professor Euler Macedo agradeceu as mais de 20 pessoas envolvidas no projeto de instalação da Usina-Escola, dentre alunos de graduação, ex-alunos da UFPB que atualmente trabalham na unidade Embrapii do CEAR, aos trabalhadores que serão os responsáveis pela manutenção dos equipamentos e ao CTDR e à UFPB, pela cessão do terreno onde se encontra a usina. Segundo o dirigente do CEAR, as capacitações ofertadas na usina na área de instalação de placas estão contribuindo para a melhoria das vidas de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Até o próximo ano, serão 200 pessoas capacitadas”, afirmou o professor Euler.

Roberto Valer demonstrou a felicidade em visualizar implementado de fato o projeto desenvolvido diante da parceria da Huawei. Para ele, esse espaço significa o começo do crescimento profissional de futuros pesquisadores. “Estamos contentes de ver os resultados dos dois projetos que desenvolvemos com a UFPB, nós queremos incentivar as energias renováveis também fora do eixo do Sudeste, certamente teremos outros projetos para desenvolver o conhecimento local, e a UFPB se tornou um parceiro muito importante”, afirmou o representante da Huawei.

O Superintendente de Infra Estrutura da UFPB, Jairo Inocêncio, destacou que a UFPB e a gestão da Reitoria têm trabalhado em incentivo e apoio às energias renováveis, sendo exemplos a implementação de usinas fotovoltaicas e a construção do prédio do CEAR e do laboratório de prototipagem, cuja entrega está prevista para julho de 2024.

A usina escola, que também é um laboratório para os alunos de graduação e pós-graduação do CTDR, já tem servido como espaço para práticas de estudantes de cursos da área técnica, conforme disse o Diretor do Cear, professor Euler Macedo.

“Com essa usina, a UFPB ganhou um laboratório que hoje atende aos alunos do CEAR e também alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis ofertado via Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde. Até o próximo ano serão 200 pessoas capacitadas neste curso técnico”, explicou Macedo.

No projeto, o incremento da produção fotovoltaica da Usina escola da UFPB se dá por meio de um sistema chamado Solar Tracker, que permite movimentação dos painéis durante o dia para otimizar a geração de energia, inclusive em dias chuvosos ou nublados, conforme orientado pela IA da UFPB.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins