Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Espetáculo Bella estreia no Teatro Lima Penante, da UFPB, nesta terça (6)

Espetáculo Bella estreia no Teatro Lima Penante, da UFPB, nesta terça (6)

publicado: 06/06/2023 11h52, última modificação: 06/06/2023 11h53
A entrada é gratuita

Foto: Divulgação

Uma boneca gigante ganha vida ao ser animada por 11 atores para apresentar ao público pensamentos que incomodam a personagem enquanto ela reflete sozinha sobre a necessidade e a importância da “Beleza”. Indicado para maiores de 16 anos, o espetáculo Bella, mesmo nome da personagem pensativa, é um monólogo feito a 22 mãos, que estreará no palco do Teatro Lima Penante, equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta terça-feira, dia 06, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

O espetáculo é realizado pelo Grupo Teatral Boiúna Luna, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A dramaturgia do espetáculo Bella é de Osvaldo Anzolin, professor do DAC e coordenador do projeto de extensão do grupo teatral. Segundo ele, o espetáculo de animação é baseado nos livros “A Salvação do Belo”, do filósofo Byung-Chul Han, e “O Verdadeiro, o Belo e o Bom Redefinidos”, de Howard Gardner.

A personagem Bella é uma boneca muito grande, de aproximadamente 3 metros de altura, que representa uma mulher de meia idade. Os 11 atores que manipulam a boneca se revezam ao longo do espetáculo em uma técnica do Teatro de Animação conhecida por “Manipulação Direta”, na qual o ator/animador fica visível para o espectador, e diferentemente de outras técnicas, não se veste com o boneco, nem manipula por meio de fios ou varas. “O tamanho do boneco em cena é uma peculiaridade, pois não conhecemos outros espetáculos nessa técnica em que o boneco seja tão grande”, disse o professor Osvaldo Anzolin.

Os participantes do grupo, além de atuarem no espetáculo, também fizeram parte da construção da boneca, sob criação plástica de Anzolin. Bella é esculpida em isopor e revestida por camadas de papel, o que a torna leve apesar de toda a sua altura.

O elenco do espetáculo é composto por alunos da graduação em Teatro e membros da comunidade. Uma segunda apresentação do espetáculo está programada para 13 de junho, às 19h, na sala 08, do Departamento de Artes Cênicas, no Campus 1 da UFPB, em João Pessoa.

A preparação do espetáculo foi de aproximadamente um ano, incluindo com a preparação do grupo, estudo do tema, construção do material e ensaios. “Mas se trata de um projeto experimental, o trabalho não está pronto até que se acabe. Ou seja, pretendemos continuar desenvolvendo o espetáculo por muito tempo ainda”, acrescentou Anzolin.

O espetáculo conta com música e sonoplastia de Walber Martins, assistência técnica de Adan lury, voz de Amanda Viana e atuação de Dericky Azevedo, Iago Andrade, João D’Xaviêr, Júlia Dantas, Letícia Saad, Luísa Thó, Mariah Rodrigues, Nica Bezerra, Rebeka Anjos, Vitória de Santana, Wedna Tânia e Osvaldo Anzolin.

O Grupo Teatral Boiúna Luna estreou em 2010 com o espetáculo Macunaíma, projeto que durou alguns anos. Depois vieram vários outros espetáculos e experimentos cênicos, sempre utilizando expedientes do Teatro de Animação. Mais informações sobre o grupo e o espetáculo podem ser acessadas no Perfil de Instagram @boiunalunateatro.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins