Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de medicina da UFPB participam de intercâmbio em clínica nos Estados Unidos

publicado: 08/02/2024 12h54, última modificação: 08/02/2024 12h54
Intercâmbio ocorre por meio de parceria do projeto de extensão Liga Acadêmica de Neuroanatomia

Foto: Divulgação

Dois estudantes do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba estão vivenciando o dia a dia em um centro de assistência médica e pesquisa científica do estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Os alunos são recebidos por meio de uma parceria entre a Mayo Clinic e a Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica (LANAC), um projeto de extensão da UFPB.

Participam da ação os alunos Lucas Brito Meira, que iniciou o intercâmbio em 2 de janeiro e segue até 9 de fevereiro, e Letícia de Oliveira Barreto, que iniciou o intercâmbio no dia 18 de janeiro e finaliza também em 09 de fevereiro.

De acordo com o coordenador da LANAC, professor André de Sá Braga Oliveira, do Departamento de Morfologia da UFPB, os custos de viagem, hospedagem e alimentação estão sendo cobertos pelos próprios alunos, no entanto, a clínica médica custeia a pesquisa e treinamentos que os 2 estudantes se submetem durante o período do intercâmbio. Os alunos estão vivenciando experiências de dissecação em cadáveres, acompanhando neurocirurgias e atendimentos nos ambulatórios, e coletando dados de pesquisa.

“Essa iniciativa resulta na capacitação técnica dos alunos da UFPB nas técnicas de preservação de espécimes, dissecção cadavérica, fotografia 3D, criação de modelos 3D em Neuroanatomia, manejo de aplicativos, além de poder desenvolver melhores habilidades clínicas e cirúrgicas devido às experiências nos estágios em ambulatórios e no bloco cirúrgico. Há, também, a previsão de coleta de dados científicos”, disse André de Sá.

O projeto de extensão LANAC abrange alunos de todos os cursos da área de saúde. Atualmente conta com 14 alunos da Medicina e 1 da Enfermagem. Por meio do projeto os alunos realizam produção científica de livros e artigos na área da Neuroanatomia e suas aplicações clínicas e cirúrgicas, difusão do conhecimento na área da Neuroanatomia nas redes sociais por meio do perfil e Instagram @lanacpb, e realização de eventos abertos ao público geral, como palestras com temas de interesse da sociedade.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins