Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ferramenta desenvolvida na UFPB fará correção automática de redações de alunos de escolas públicas para o Enem

publicado: 23/04/2024 17h45, última modificação: 23/04/2024 17h45
Recurso utiliza inteligência artificial e está integrado à Plataforma Estudoplay, beneficiando cerca de 185 mil estudantes

Foto: Freepik

Alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram uma nova ferramenta que vai fazer correções automáticas de redações produzidas por estudantes da rede pública de ensino. As correções serão feitas em textos de treinamento desses jovens ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ajudando-os a se prepararem para as provas.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações (Ladepi) e do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), ambos vinculados ao Centro de Informática (CI) da UFPB, sob a coordenação dos professores Alisson Brito e Moisés Santos, em parceria com a empresa Estudoplay, que criou uma plataforma inovadora de mesmo nome para fornecer material de apoio aos estudantes e também oferecer ferramentas à gestão escolar.

De acordo com o docente Alisson Brito, a função começou a ser disponibilizada neste mês de abril para os alunos da rede pública de Minas Gerais, graças a uma parceria da Estudoplay com o governo mineiro. Cerca de 185 mil alunos da rede estadual serão beneficiados, utilizando a ferramenta de maneira gratuita. Ainda de acordo com o docente, acordos com outros Estados estão em fase de negociação, o que pode auxiliar ainda mais estudantes de escolas públicas a se prepararem para o Enem.

A engenharia proposta pelo aplicativo permitirá que a pontuação dos textos seja atribuída automaticamente, além de mostrar sugestões personalizadas para cada estudante, a partir dos pontos fortes e fracos demonstrados pelo aluno no desenvolvimento da redação.

Para criar a ferramenta os desenvolvedores utilizaram uma inteligência artificial generativa moderna, com modelos de linguagem de grande escala (LLM, na sigla em inglês), que foi alimentada com uma vasta gama de textos exemplares, corrigidos com base em critérios similares aos utilizados no Enem. Em outras palavras, isso possibilita aos estudantes ter uma dimensão de como seus textos seriam corrigidos pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Enem, permitindo o aprimoramento das habilidades textuais dos candidatos.

“É uma ferramenta que não apenas corrige redações, mas serve como um tutor que ensina o estudante a se preparar para as redações do Enem, como se o aluno tivesse agora um professor de redação à sua disposição, para ajudá-lo a praticar”, disse o Professor Alisson Brito.

Texto: Hyago Lira
Edição: Vinícius Vieira