Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Gesso acartonado criado na UFPB oferece novas alternativas à indústria da construção civil
conteúdo

Notícias

Gesso acartonado criado na UFPB oferece novas alternativas à indústria da construção civil

publicado: 03/04/2023 17h19, última modificação: 14/04/2023 12h30
Produzido de maneira sustentável, produto é feito a partir da reciclagem de resíduos de gesso

Foto: bearfotos/Freepik

Com produção em grande escala, um dos ramos da indústria que mais gera desperdício é o da construção civil, grande responsável pela geração de resíduos em maiores proporções. Para reduzir esse desperdício e dar novas soluções para materiais em desuso, a pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveu um processo de fabricação de placas de gesso acartonado a partir do aproveitamento do resíduo de gesso não calcinados. 

O processo de fabricação desenvolvido proporciona um menor consumo energético durante a produção e menor custo final do produto, bem como maior acesso para indústrias de gesso dos mais diversos portes. 

O projeto de “Fabricação de gesso acartonado a partir da reciclagem do resíduo de gesso sem o processo de calcinação” foi parte de pesquisas desenvolvidas durante o doutorado do professor Jefferson Mack do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), feito sob orientação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sandro Marden. 

O resultado da pesquisa gerou duas patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2016 e 2020, fato ainda mais relevante em virtude do nível de uso do material nas construções atuais. “O gesso passou a ser usado em muito mais elementos construtivos do que antigamente, quando era predominantemente forro, mas, a partir de uma certa época, o gesso também passou a ter espaço em elementos de vedação como alvenaria. Assim, aumentou ainda mais o seu uso e, consequentemente, o volume de resíduos”, explicou o professor Sandro Marden

Ao ser usado em diversos tipos de construções, o material, que está presente no cotidiano do brasileiro, costuma ter um grande nível de desperdício, gerando um custo maior para o seu uso. De forma que uma das vantagens que esse novo produto traz é reduzir os custos e garantir mais sustentabilidade. Para o professor, além de reaproveitar um material cujo destino seria o lixo, é possível economizar por não adquirir um material de mineração e ainda reduzir os gastos pela redução da quantidade de material para descarte. 

Para além da indústria civil, a sociedade pode ser beneficiada como um todo pela inovação do produto que também pode ser usado em pequenas reformas e construções. O docente ressalta a possibilidade de criação de novos nichos nos setores mercadológicos envolvendo a reciclagem do gesso.  “Imagine que você cria um segmento à parte, seja uma associação, uma cooperativa que faça só essa reciclagem, por exemplo, então, você está gerando um novo nicho de mercado para um novo segmento”, completa o professor Sandro Marden.

* * *
Reportagem: Vitória Quézia
Edição: Milena Dantas e Aline Lins
Foto Ilustrativa: bearfotos/Freepik
Ascom/UFPB