Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo Graxa volta à cena com espetáculo Travessia
conteúdo

Notícias

Grupo Graxa volta à cena com espetáculo Travessia

O espetáculo Travessia, mais novo trabalho do Grupo Graxa de Teatro, estreia nesta sexta-feira (19), às 20h, no Teatro Santa Roza, dentro da programação do Circuito Cardume da Funesc, com o apoio da TV UFPB e do CCTA/UFPB.
publicado: 05/02/2018 11h38, última modificação: 05/04/2019 16h25

O monólogo, com encenação da Diretora de Artes Cênicas da TV UFPB – Cely Farias, é um sonho antigo da atriz Kassandra Brandão, que também assina a dramaturgia, com a colaboração de Joht Cavalcanti. A pesquisa surge a partir das suas inquietações e memórias, que se misturam às das mulheres de sua terra natal, Juazeiro do Norte – CE. Com um viés performativo, a peça representa os primeiros passos da travessia que passa pelos mares dos amores e das dores que constituem o ser humano, que atravessa as mais recônditas facetas da alma e que revela o mais profundo íntimo do ser. 

Uma mulher perdida entre suas lembranças revive poeticamente algumas situações que aconteceram em sua vida e tenta de alguma forma fazer as pazes com o seu passado, o qual é representado ora por objetos, ora por sons, ora por imagens. Com cada um desses elementos ela se relaciona de uma forma diferente. Eles vão além da sua forma concreta, provocando um encadeamento de emoções e sentimentos, num processo cíclico de desconstrução e reconstrução, onde a própria personagem, junto a todas as mulheres que ela representa, se refaz, se reencontra e segue livre, sem amarras, sem culpas e sem dor. 

Durante a encenação há uma constante interação com os sons produzidos ao vivo pelo músico Matteo Ciacchi (Artesanato Furioso), com a iluminação desenhada pelo Diretor de Iluminação da TV UFPB, Fabiano Diniz, que se sobrepõem em novas camadas de significados, e até mesmo com o público, espectador e partícipe da obra. 

Fundado em 2005, o grupo Graxa é hoje composto pelos atores: Cely Farias, Ingrid Castro, Joht Cavalcanti, Kassandra Brandão e Marcelo Marques, além do iluminador Erivanilson Lima. Tem como forte característica o teatro de pesquisa, autoral, com foco na corporeidade do ator, na exploração do espaço e na experimentação de soluções criativas diante dos aspectos técnicos do espetáculo. Sendo assim, preocupa-se com a formação acadêmica de seus membros, dentre os quais arte-educadores, especialistas em Representação Teatral e mestres em Artes Cênicas. O grupo tem em seu repertório os espetáculos: Olga Benário Prestes, com direção de Fernando Teixeira; Déjà Vu, com direção de Antônio Deol; Faz de Conta, com direção de Ingrid Castro e Joht Cavalcanti; Entre Quatro Paredes, com direção de Antônio Deol; A Paixão da Sagrada Família, com direção de Antônio Deol e Cely Farias; Do Outro Lado da Chuva, com direção de Joht Cavalcanti; e A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só, com direção de Cely Farias. 

Mais informações pelos fones: 99860-1400 e 98834-0600.

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria