Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > HULW/UFPB lança serviço TelerRim com tecnologia do Lavid que associa vídeo digital e blockchain
conteúdo

Notícias

HULW/UFPB lança serviço TelerRim com tecnologia do Lavid que associa vídeo digital e blockchain

publicado: 10/03/2021 17h53, última modificação: 11/03/2021 14h24
Plataforma inclui certificação digital, gravação de atendimentos e preservação de conteúdos em rede criptografada

HULW/UFPB LANÇA SERVIÇO TELERRIM COM TECNOLOGIA DO LAVID QUE ASSOCIA VÍDEO DIGITAL E BLOCKCHAIN

Com o lançamento do serviço de telemedicina TelerRim, começa a ser testado esta semana no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) um sistema para saúde que associa vídeo digital e blockchain (mesmo sistema de segurança adotada em criptomoedas, como bitcoin). A plataforma começa a funcionar nesta quinta-feira (11), data em que se comemora o Dia Mundial do Rim.

O serviço de telemedicina utiliza tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid/UFPB) dentro do projeto Video for Healt(V4H), uma plataforma de videocolaboração para telessaúde que possibilita o registro dos atendimentos remotos de forma mais segura. O projeto Video for Health é coordenado pelo professor Guido Lemos, do Centro de Informática (CI/UFPB)Ele atuou no desenvolvimento do middleware Ginga — adotado como padrão no Sistema Brasileiro de Televisão Digital e de vários outros países da América Latina e África.

Por meio do TelerRim, o paciente pode ser atendido via telefone celular ou computador. Inicialmente, entre 10% e 20% da agenda médica dos nefrologistas do Lauro Wanderley, hospital vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) desde 2013, será dedicada a essa modalidade. Posteriormente, esse percentual deve chegar a 50% das consultas. As chamadas de vídeo contam com certificação digital, gravação dos atendimentos e preservação dos conteúdos em uma rede criptografada.

Ou seja, o atendimento do TelerRim tem como grande diferencial a segurança dos dados do paciente. Além do vídeo do atendimento, essa plataforma traz a possibilidade de que sejam enviados exames, receitas e atestados.

O primeiro teste com a nova plataforma foi realizado na semana passada, com uma usuária de Patos, na Paraíba, que é assistida pela nefrologista Cristianne da Silva Alexandre. A paciente Odésia Dantas Costa foi diagnosticada com síndrome nefrótica e é acompanhada pelo Hospital Universitário desde 2016. No início do tratamento, ela se deslocava ao HULW todos os meses. Depois, quando passou a tomar a medicação prescrita pela especialista, as consultas passaram a ser a cada dois meses.

Ao ser atendida de forma remota, por meio do V4H, a paciente contou que foi um grande benefício para ela porque a viagem para o hospital é muito cansativa, uma vez que são, aproximadamente, cinco horas na estrada. Sobretudo, nessa pandemia. “Ter essa tecnologia ajudou bastante. Quando a médica me propôs o teleatendimento, eu achei uma proposta maravilhosa”, comentou Odésia Dantas Costa.

Conforme a médica Cristianne Alexandre, Odésia sempre teve dificuldade para se deslocar de Patos a capital João Pessoa (que fica a 300 Km da cidade sertaneja) para ser atendida no HULW. “Esse serviço nasce com o objetivo de reduzir a distância entre o médico e o paciente. No nosso caso, o paciente portador de doença renal”, disse a nefrologista do HULW. Inicialmente, os pacientes que já fazem acompanhamento no Hospital Universitário vão poder marcar o seu retorno e serem atendidos por teleatendimento através da plataforma desenvolvida pelo Lavid.

Ao facilitar o contato entre médico e paciente, o TelerRim do HULW-UFPB também cria uma conexão com a campanha atual do Dia Mundial do Rim, cujo tema este ano é: Vivendo bem com a doença renal. “A gente entende que o paciente portador de doença renal só pode viver bem com sua doença se tiver uma assistência de qualidade e próxima de si. O paciente precisa ter um acesso fácil ao tratamento e aos seus médicos para que ele possa viver da melhor forma possível com a doença”, disse a médica Cristianne Alexandre.

O TelerRim é um piloto de um projeto maior que está sendo desenvolvido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário. A expectativa é que, de forma progressiva, a plataforma V4H contemple outras especialidades.

"Nosso objetivo é expandir o projeto para outras especialidades, trazendo inovação tecnológica e qualidade no atendimento. O maior sonho é levar o HULW além dos muros e, em parceria com a Ebserh, conectar nossa rede de hospitais, facilitando o acesso através de canais seguros e ágeis”, afirmou Eduardo Fonseca, gerente de Ensino e Pesquisa do HULW.

Lavid - A plataforma desenvolvida pelo Lavid/UFPB inclui funcionalidades de gerenciamento de chamadas de vídeo, gestão e autenticação dos usuários, captura e processamento de áudio e vídeo, confidencialidade no tráfego dos dados, gravação segura (com criptografia), autenticação da mídia pelos participantes, registro na blockchain e preservação pelo tempo que for necessário para recuperação dos vídeos gravados. Além das questões de segurança e preservação do vídeo, o sistema permite o envio de documentos oficiais, como receitas e atestados.

O projeto é apoiado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com pesquisadores do Lavid/UFPB, do Telessaúde São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Universidade de São Paulo (USP), do Incor-SP e da startup Dynavideo. Além do Hospital Universitário Lauro Wanderley, o projeto V4H está sendo testado no núcleo de Telessaúde SP da Unifesp, no Incor-USP, na Faculdade de Odontologia da USP, no Hospital Militar São Paulo, e na Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

* * *
Reportagem: Angélica Lúcio (HULW) e Jacqueline Santos (HULW)
Edição: Aline Lins
Fotos: Assessoria HULW