Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > I Simpósio Interdisciplinar sobre violências acontece na UFPB entre os dias 14 e 16 de junho
conteúdo

Notícias

I Simpósio Interdisciplinar sobre violências acontece na UFPB entre os dias 14 e 16 de junho

publicado: 30/05/2023 12h53, última modificação: 30/05/2023 12h53
A programação contará com conferências e mesas redondas

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 14 e 16 de junho, o Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o I Simpósio Interdisciplinar sobre violências, que contará com a presença de representantes das prefeituras de João Pessoa, do Conde e de Vitória da Conquista (BA), juízes da Paraíba e de Alagoas, promotores de Justiça, Polícia Militar, Conselho Nacional de Justiça e representantes de outras universidades.

O evento vai ocorrer no auditório do CE e tem como objetivo problematizar o fenômeno da violência e possíveis respostas aos atos violentos que têm ocorrido em ambientes macro e microssociais, políticos e econômicos atuais, com foco na educação.

Para participar do evento, o interessado deverá acessar o endereço http://bit.ly/riev e realizar a inscrição gratuitamente. Ao final do evento os participantes terão direito a um certificado de 10h.

Sob o tema “Precisamos falar sobre a violência escolar”, o simpósio é organizado pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV, a qual a UFPB integra junto a outras universidades nacionais e internacionais, e que realiza investigações interdisciplinares sobre violências e violações aos direitos humanos, nos mais diversos contextos, desde 2017. Na UFPB a RIEV é coordenada pela professora  Edna Gusmão de Góes Brennand, do Departamento de Habilitação Pedagógica do Centro de Educação (CE).

A programação contará com conferências e mesas redondas, além da participação de palestrantes como Adhailton Lacet, juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, Maria Lucia Pirauá, juíza da 28ª Vara Cível da Capital Infância e Juventude do Estado de Alagoas; Alcilene Andrade – Secretaria Municipal de João Pessoa; Maria Betânia Costa – Subgerente da Educação de Jovens e Adultos de Conde (PB); Fábia Cristina Dantas Pereira, promotora do Ministério Público da Paraíba; dentre outros especialistas na área.

Durante a programação, serão abordados temas como fundamentação e aplicação de direitos humanos, pesquisas sobre violências e educação; desafios para o combate à violência em espaço escolar; faces da violência na escola e bullying; e o papel da escola diante das vulnerabilidades na infância e adolescência.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB