Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para 15 vagas de mestrado em Tecnologia Agroalimentar da UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para 15 vagas de mestrado em Tecnologia Agroalimentar da UFPB

publicado: 19/12/2023 18h38, última modificação: 19/12/2023 18h38
Período para realização das inscrições termina nesta sexta-feira (22)

Foto: Gustavo Ribeiro

Seguem abertas até esta sexta-feira (22) as inscrições para 15 vagas de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no Campus III (Bananeiras) da Instituição. Deste total, 20% serão destinados a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a três vagas de mestrado.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e, para efetivá-las, o candidato necessita enviar a documentação exigida no item 3 do edital do certame, além de emitir e realizar o pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 85,93, referente à taxa de inscrição para o processo seletivo, caso não tenha sido isentado do pagamento desta taxa. A fim de comprovar o pagamento, o comprovante da transação deve ser enviado para o e-mail ppgta@cchsa.ufpb.br, dentro do prazo do período de inscrição. 

O processo seletivo será composto de três etapas. A primeira delas é a prova escrita, de caráter eliminatório, com 50 questões relacionadas aos conteúdos abordados nas disciplinas do PPGTA. 

As provas acontecerão na data prevista de 02 de fevereiro de 2024, no auditório do PPGTA, em Bananeiras, ou nos polos apontados no item 8 do edital, além da possibilidade de realização deste exame à distância, sob supervisão, para o candidato cuja residência esteja a mais de 300 km do Campus III. Nesta etapa, será eliminado o candidato que não obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). 

As demais fases da seleção são a entrevista, realizada remotamente e que consistirá na apresentação do memorial descritivo e em perguntas relacionadas à atuação do candidato como aluno do PPGTA, e a análise curricular, ambas de caráter classificatório. Estas etapas serão realizadas de 15 a 20 de fevereiro de 2024, no caso da entrevista, e no dia 27 de fevereiro, no caso da avaliação de desempenho acadêmico. 

A pontuação final de cada candidato será a média ponderada das notas obtidas em todas as etapas. A prova escrita terá peso 5, a entrevista, peso 2, e a avaliação de desempenho, peso 3.  

A divulgação dos resultados deste processo seletivo será feita na página do PPGTA no SIGAA, incluindo as decisões quanto aos pedidos de reconsideração, que poderão ser solicitados em cada etapa da seleção, obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma. 

O candidato aprovado deverá efetuar sua matrícula na secretaria do PPGTA entre os dias 20 a 22 de março de 2024, das 8h às 11h30, e 13h30 às 17h, mediante apresentação da documentação enumerada no item 17 do edital. O início das aulas está previsto para o dia 25 do mesmo mês. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB