Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para 40 vagas de mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos na UFPB
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para 40 vagas de mestrado e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos na UFPB

publicado: 09/01/2024 15h27, última modificação: 09/01/2024 15h46
De acordo com o edital, 20% das vagas de cada curso serão destinadas a ações afirmativas

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PPgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 40 vagas para cursos de pós-graduação, sendo 20 de mestrado e 20 para doutorado, distribuídas em duas áreas de concentração. Desse total, 20% das vagas de cada curso serão destinadas a ações afirmativas para candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB, até o dia 12 de janeiro. Para se candidatar, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85,93. Os documentos que devem ser enviados no ato da inscrição estão listados no edital

Para as vagas de mestrado, podem se inscrever os candidatos graduados em Farmácia, Química, Ciências Biológicas ou em áreas afins, realizados em cursos e programas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Já para as vagas de doutorado, estão aptos a concorrer postulantes com o Título de Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Química Orgânica, Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Ciências ou em áreas correlatas, realizados em cursos ou programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O certame para o curso de mestrado, de acordo com o edital, será composto por duas etapas. A primeira é a realização de uma prova escrita, de caráter eliminatório, e a segunda é uma prova de títulos, de caráter classificatório. O candidato deverá atingir 50% de rendimento na prova escrita, que será realizada no dia 31 de janeiro, às 8h, no auditório do PPgPNSB, localizado no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), da UFPB.

Para o curso de doutorado, o processo seletivo será realizado em três fases. As duas primeiras são uma prova escrita e uma defesa oral do memorial acadêmico, ambas de caráter eliminatório, que acontecerão presencialmente no auditório do PPgPNSB, respectivamente, nos dias 29 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro. A última fase, assim como na seleção de mestrado, será uma prova de títulos, de caráter classificatório. Para serem aprovados no processo seletivo para o doutorado, os candidatos precisarão obter nota igual ou superior a 5 em cada uma das duas primeiras etapas.  

A publicação dos resultados finais da seleção para o mestrado e doutorado do PPgPNSB está prevista, respectivamente, para os dias 7 e 11 de março e será feita por meio da página do PPgPNSB

O PPgPNSB disponibiliza o e-mail pos-graduacao@ltf.ufpb.br e o número (83) 3216-7502 para os candidatos tirarem dúvidas e obterem mais informações sobre o certame.  

* * *
Texto: Vinícius Marantz
Edição: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB