Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para a II Semana da Consciência Negra do Departamento de Relações Internacionais

publicado: 18/11/2022 17h38, última modificação: 18/11/2022 17h38
O evento contará com mostras, rodas de conversa e exibição de filme

Foto: Rawpixel/Freepik

Entre os dias 21 e 25 de novembro acontece na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a II Semana da Consciência Negra do Departamento de Relações Internacionais (DRI). O evento será realizado no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e inclui uma mostra sobre personalidades negras de relevância no cenário internacional e mesas redondas sobre temas de interesse da comunidade negra.

De acordo com a coordenadora do evento, Profa Mojana Vargas, a Semana da Consciência Negra do DRI, promove um conjunto de atividades dedicadas ao debate crítico das relações étnico-raciais brasileiras. “A ideia central é dar materialidade a essa noção abstrata de consciência negra e destacar o papel da universidade na construção da igualdade racial”, disse a docente.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de novembro, o usuário tem a opção de se inscrever para o evento como um todo ou para atividades isoladas da programação, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

A programação do evento tem início com a mesa de abertura, no dia 21, às 15h, com a presença de membros do Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros e indígenas (Neabi/UFPB), Departamento de Relações Internacionais e Centro Acadêmico de Relações Internacionais: Celso Amorim (Carica), na sequência acontece, na praça do CCSA, a Exposição “Mostra de monitoria sobre lideranças negras do cenário internacional.

No dia 22, a partir das 16h, acontece a Roda de Conversa Extensão Universitária e Educação Antirracista: Relações Étnico-raciais e Africanidades, com a convidada Maria de Lourdes Teixeira, Bibliotecária da UFPB e componente do fórum de mulheres em luta da UFPB e marcha da negritude unificada da paraíba do Sintespb. O diálogo acontece no Auditório Azul do CCSA

Ainda no dia 22 o Cineclube Soy Loco por Ti América realiza, a partir das 19h, a Mostra de cinema da consciência negra, com transmissão e debate do filme "Sementes: mulheres negras no poder", documentário que acompanhou mulheres na campanha eleitoral de 2018. A exibição ocorre na sala multimídia do CCSA e será seguida de debate com 04 mulheres que foram candidatas pela Paraíba no último pleito eleitoral.

No dia 23 a programação contará com a Roda de conversa “Encarceramento da juventude negra”, no auditório azul do CCSA, a partir das 16h, com Matteo Anthony, aluno do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB) e Victor Martins, do Núcleo popular Flor de Mandacaru.

O último dia da programação (25) terá, a partir das 16h, a roda de conversa “Saúde Mental de estudantes negros: reflexões e ações”, com participação dos psicólogos Inardson Luiz e Rebeca Gomes, e a cerimônia de encerramento do evento.

As atividades da II Semana da Consciência Negra do DRI são desenvolvidas em conjunto entre o projeto departamental de monitoria "Dimensões Étnico-Raciais no Ensino das Relações Internacionais", e os projetos de extensão "Cineclube Soy Loco por ti América" e "Educação Antirracista".

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: rawpixel/Freepik