Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para ciclo de palestras sobre literatura latina, na UFPB

Inscrições abertas para ciclo de palestras sobre literatura latina, na UFPB

publicado: 01/11/2023 18h16, última modificação: 01/11/2023 18h16
Duas palestras serão realizadas no evento

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, no dia 07 de novembro, a partir das 19h, o “Ciclo de Palestras: Literatura Latina”, uma realização do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). O evento é aberto para alunos da graduação, pós-graduação e interessados na temática. São disponibilizadas 150 vagas.

A programação será no Auditório 411, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I da UFPB, em João Pessoa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 06 de novembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

O evento consta de duas palestras apresentadas por mestres formados pelo PPGL. A primeira palestra, a ser ministrada por Robson Rodrigues Claudino, é intitulada "Claudiano e a poesia épica tardo antiga", e tem como objetivo apresentar a poesia épica de Claudio Claudiano, principalmente o poema mitológico “O rapto de Prosérpina”, e discutir sobre as manifestações estéticas tardoantigas que diferem o épico do poeta das produções de seus predecessores.

A segunda palestra será "Um panorama das noções astronômicas do século I d.C., a partir da obra de Higino", a ser ministrada por Robson Lucena Carneiro, e vai buscar apresentar algumas perspectivas sobre o escrito De Astronomica, de Higino, como também expor alguns dos pontos descobertos ao longo de pesquisa, cujo foco deu-se na tradução e comentário dos livros I e II da obra.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins