Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para minicurso sobre cognição e aprendizagem da leitura e da escrita na UFPB

publicado: 21/07/2022 11h28, última modificação: 01/08/2022 11h39
As inscrições são exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SiGEventos), até o dia 03 de agosto

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 8 e 12 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o minicurso “Cognição e aprendizagem da leitura e da escrita”. O objetivo do curso é revisar e aprofundar as teorias e abordagens metodológicas relacionadas aos aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita.

O evento será híbrido, com uma carga horária de 15h, dividida em 9 horas com encontros presenciais no Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e 6 horas dedicadas à participação online em uma sala do Moodle Classes.

A capacitação também busca ampliar o conhecimento sobre os conceitos de alfabetização, literacia e letramento, enfatizando o papel de cada um na aprendizagem da leitura e da escrita, desde a Educação Infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental.

São oferecidas 50 vagas abertas para estudantes do Proling (mestrado e doutorado) e demais profissionais interessados no tema.

Dentre os principais temas da capacitação estão o desenvolvimento cognitivo, aquisição da linguagem, aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvimento da literacia emergente e práticas de literacia e letramento na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Serão discutidos também o Panorama atual sobre leitura e escrita no Brasil e outros países, a importância de saber ler e escrever, habilidades cognitivas envolvidas na leitura e na escrita, bases cognitivas da leitura e da escrita, diferentes abordagens teóricas sobre a leitura e escrita, leitura e escrita nos documentos oficiais, prática de literacia emergente: leitura compartilhada, diferenças e estratégias na leitura compartilhada, dentre outros.

Haverá ainda a elaboração de plano de trabalho de leitura compartilhada com propostas de perguntas e comentários.

O minicurso será ministrado pelo Prof. Jan Edson Leite, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB, e pela Pós-Doutoranda Aline Elisabete Pereira. Além disso, conta com apoio do Laboratório de Compreensão Neurocognitiva da Linguagem.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SiGEventos), até o dia 03 de agosto. Serão emitidos certificados para o minicurso. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: lacon.lab@cchla.ufpb.br.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins