Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições abertas para programa de estágio internacional GIANT (GIIP) a estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB

publicado: 15/12/2022 19h17, última modificação: 15/12/2022 19h17
Os estudantes atuarão na cidade de Grenoble, na França

Foto: Giant Campus/Grenoble

Estão abertas até o dia 02 de janeiro de 2023 as inscrições para o Programa de Estágio Internacional GIANT (GIIP), oportunidade para que estudantes não europeus obtenham experiência em pesquisa científica e inovação em instalações de última geração na cidade de Grenoble, na França.

O GIIP oferece colocação nos laboratórios e empresas do GIANT Campus, bem como serviços de acolhimento, como alojamento e assistência administrativa. Os estudantes selecionados da graduação ou pós-graduação, atuarão em sua maioria entre os meses de janeiro/fevereiro, até maio/junho. As datas podem ser flexibilizadas e serão discutidas e decididas entre o supervisor e o estudante.

Conhecimento da língua francesa não é um pré-requisito, no entanto, os candidatos devem ter domínio suficiente de inglês para trabalhar em laboratório e interagir com demais colegas.

Os estudantes interessados poderão se inscrever em um dos 09 projetos de pesquisa da empresa com vagas para alunos da Universidade Federal da Paraíba: Gaseificação hidrotérmica catalítica de lodo de esgoto sob condições moderadas de operação; Análise de dados de espectroscopia de nêutrons e reologia de proteínas em soluções multiplicadas (apenas para estudantes de física); Assistente de networking para a criação de programas de ciências; Assistente de comunicação para o programa de promoção da ciência; Manipulação de skyrmions magnéticos para computação neuromórfica; avaliando o impacto das condições experimentais de desvio de sinal nos dados do nano-ressonator de espectrometria de massa; Momentos magnéticos e supercondutividade em supercondutores em novelo niquelado; Biologia estrutural das modificações de RNA; e Abordagem multifocal para imagem de difração em 3D.

O perfil de estudante desejado para cada projeto, pré-requisitos, descrição do projeto e local de realização, além do período de realização de cada um dos projetos podem ser consultados no edital disponível na página do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB.

As inscrições podem ser realizadas por meio de envio de e-mail para o endereço: giant.internship@cea.fr, anexando os documentos descritos no edital. Informações sobre o programa de estágio podem ser conferidas nos sites www.giant-grenoble.org e www.internships.giant-grenoble.org.

Sobre o programa

Desde 2011 o Programa Internacional de Estágio GIANT acolheu mais de 300 estagiários não europeus em laboratórios do campus GIANT em Grenoble, França. Todos os anos, de maio a julho e de setembro a dezembro, estudantes de graduação e pós-graduação de universidades parceiras em todo o mundo têm a oportunidade de fazer um estágio em período integral de 10 a 12 semanas nas instalações de última geração do GIANT campus.

O trabalho de laboratório é complementado por uma série de visitas a laboratórios e instalações e seminários semanais ministrados por pesquisadores do GIANT. Também são organizadas atividades culturais e sociais para ajudar os estagiários a se integrarem à comunidade local.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins