Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Inscrições para o SiSU, principal forma de ingresso na UFPB, acontecem de 22 a 25 de janeiro
conteúdo

Notícias

Inscrições para o SiSU, principal forma de ingresso na UFPB, acontecem de 22 a 25 de janeiro

publicado: 09/01/2024 12h11, última modificação: 09/01/2024 12h11
Na UFPB, serão ofertadas 7.750 vagas

Foto: Angélica Gouveia

Mais de 264 mil vagas em Instituições de Ensino Superior (IES) serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) aos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão 7.750 vagas em 122 cursos de graduação presencial, distribuídas pelos quatro campi (João Pessoa/Santa Rita, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape). Deste total, 3.840 serão oferecidas na ampla concorrência e as demais 3.910 estão reservadas conforme a Lei de Cotas.

Para concorrer a estas oportunidades de ingresso no ensino superior gratuito, os candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no período de 22 a 25 de janeiro de 2024. 

Ainda de acordo com o cronograma publicado pelo Ministério da Educação (MEC), está prevista para 30 de janeiro a publicação do resultado do SiSU 2024. As matrículas dos participantes classificados ocorrerão no período de 1 a 7 de fevereiro de 2024. Os candidatos deverão observar as especificações definidas em edital próprio de cada instituição de ensino quanto aos dias, horários e locais de atendimento para efetivação destas matrículas na chamada regular. O período para que os candidatos manifestem interesse na lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 

De acordo com o Termo de Adesão da Universidade Federal da Paraíba ao SiSU 2024, publicado em dezembro de 2023, os cursos de graduação da UFPB exigirão nota mínima de 400 pontos na redação e média mínima, considerando todas as provas do Enem, também de 400 pontos.

Nesta edição do SiSU haverá somente esta etapa de inscrição dos candidatos, diferentemente das edições mais recentes da seleção, em que, normalmente, uma nova rodada de inscrições era oferecida no segundo semestre do ano. Portanto, as mais de 264 mil vagas oferecidas, incluídas as 7.750 da UFPB, contemplam o ingresso de novos estudantes para o primeiro e segundo semestres letivos de 2024. O estudante não poderá optar por qual semestre ingressará; isto dependerá das vagas disponíveis no curso e da ordem de classificação dos candidatos. 

Outra novidade desta edição do SiSU é que todos os candidatos devem se inscrever, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência para que, posteriormente, seja aplicada a reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas de cada IES. 

Também nesta edição serão adotadas as normas atualizadas sobre ações afirmativas aprovadas com a publicação da Lei nº 14.723/2023, que altera a Lei de Cotas, incluindo os quilombolas como beneficiários das vagas reservadas e reduzem a renda bruta familiar per capita para participação nas cotas de renda. 

Para os candidatos residentes no estado da Paraíba e que tenham estudado, integralmente, o Ensino Médio em escolas regulares, públicas ou privadas, ou tenham obtido, no Estado, o certificado do Ensino Médio pela Educação de Jovens (EJA) ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja), a UFPB dispõe, ainda, da bonificação de inclusão estadual, que acrescenta 10% da pontuação obtida no Enem à nota final destes candidatos. 

“A Universidade Federal da Paraíba se sente honrada em ser a casa de milhares de estudantes, contribuindo com sua formação acadêmica e profissional. Nesta instituição encontrarão professores renomados, diversos dos quais são referências nos cenários nacional e internacional”, destaca o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB