Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório da UFPB é contemplado com financiamento de mais de R$12 milhões da FINEP

publicado: 20/12/2023 11h37, última modificação: 20/12/2023 15h01
Na Paraíba, além da UFPB, a UFCG também foi contemplada

201220231.jpg

O Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análises (LMCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos cinco projetos contemplados com recursos pela Financiadora de Estudos e Projetos – (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), na Chamada Pública para apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de caráter Multiusuários 2023.

O valor do financiamento aprovado é de mais de R$ 12,5 milhões. O resultado final da chamada foi publicado no 06 de dezembro e a UFPB é uma das 5 instituições contempladas com propostas aprovadas, na linha de financiamento 01, dedicado a laboratórios já consolidados objetivando o fortalecimento dos centros financiados na Chamada Pública 2016 de apoio aos Centros Nacionais Multiusuários. Para este grupo, 21 propostas estavam habilitadas para participar da seleção.

Um Centro Nacional Multiusuário é uma infraestrutura laboratorial ou de prestação de serviços em temática única e singular para o país, região, estado ou município, e que conta com uma equipe técnico-científica de competência reconhecida e compartilha sua estrutura com usuários internos e externos. Esses serviços poderão ser também oferecidos à comunidade externa.

201220232.jpg

O Edital visa fortalecer os Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica já estabelecidos, por meio da implantação e melhoria da infraestrutura necessária à sua consolidação como Centros Nacionais Multiusuários em seus campos correlatos.

O LMCA atua desde 2016 e presta suporte a vários programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da UFPB nas áreas de Química, Produtos Naturais, Biologia, Agronomia, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, entre outros, bem como a pesquisadores de outras instituições do Estado e da região.

A partir do financiamento é possível apoiar a utilização dos centros por empresas de base tecnológica, estimulando o processo de inovação; viabilizar o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional; estimular a geração de novas linhas de pesquisa; apoiar soluções tecnológicas para as empresas, entre outros.

Os recursos poderão ser utilizados em despesas correntes, como peças para manutenção de equipamentos e contratação de empresas terceirizadas especializadas em manutenção, e em despesas de capital que incluem, dentre outras coisas, a compra de equipamentos de médio e grande porte e obras para adequações na infraestrutura física a fim de permitir a instalação dos equipamentos a serem adquiridos.

Atualmente, o LMCA oferece serviços como Análises por ressonância magnética nuclear, por polarímetro, análise por infravermelho, por espectrometria de massas, cromatografia gasosa, além da produção de nitrogênio líquido.

Além da UFPB, foram contempladas com recursos as Universidades Federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Campina Grande.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins