Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Fabricação Digital (Fablab) da UFPB abre seleção para novos membros

publicado: 07/02/2024 15h10, última modificação: 07/02/2024 15h11
Contato prévio com a cultura maker é um diferencial no processo seletivo

fablab04-02-foto-angelica-gouveia-25.jpg

O Laboratório de Fabricação Digital (Fablab), do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), abriu 5 vagas para seleção de novos integrantes, distribuídas em diversas áreas, como química e desenvolvimento de placas de circuitos.

Para se candidatar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, que estará disponível até o dia 14 de fevereiro. Além disso, os candidatos podem ter acesso ao edital, por meio do Instagram do projeto, no qual poderão obter outras informações importantes a respeito do processo seletivo.

O Fablab possui como principal objetivo ser um laboratório de uso compartilhado e multidisciplinar. Equipado com ferramentas de fabricação digital e prototipagem rápida, controladas por computador e capazes de trabalhar com diversos materiais, o projeto visa a fabricação ágil, flexível e econômica de objetos físicos. Por sua vez, acaba estimulando a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações, além de promover uma cultura de compartilhamento e produção cooperada.

Serão duas etapas no processo seletivo, sendo elas a análise do currículo e entrevista. Após a equipe do Fablab averiguar os currículos enviados, os candidatos serão notificados por e-mail, fornecido no ato da inscrição, para participar da entrevista.

As entrevistas ocorrerão de forma presencial no Fablab, localizado no Centro de Vivências da UFPB, nos dias 16, 19, 20 e 21 de fevereiro, em horários que serão comunicados pela coordenação do projeto.

Podem se inscrever alunos regulares de qualquer curso de graduação da UFPB, que, preferencialmente, possuam experiência prévia ou demonstrado interesse na cultura maker, além de dispor de 12 horas semanais, ao longo de um período de 12 meses, e não estar vinculado como bolsista ou voluntário em outro programa institucional, como Iniciação Científica, Monitoria, Extensão ou similares.

A previsão é que a divulgação dos resultados finais ocorra até o dia 23 de fevereiro. Os aprovados serão comunicados diretamente por e-mail, assim como poderão conferir no site do FABLAB.

Para mais informações sobre o processo seletivo, os candidatos podem entrar em contato por meio do Instagram, além do e-mail fablab@cear.ufpb.br e pelo WhatsApp: 83 99956-0994. Os membros do projeto também estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas no próprio laboratório, de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 16h.

* * *
Texto: Vinícius Marantz, com informações de Vivian Valentine (Marketing e Gestão do Fablab)
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia