Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Fabricação Pessoal (FABLAB) da UFPB seleciona bolsistas voluntários
conteúdo

Notícias

Laboratório de Fabricação Pessoal (FABLAB) da UFPB seleciona bolsistas voluntários

publicado: 24/02/2023 18h42, última modificação: 08/03/2023 16h47
Na seleção, serão oferecidas 6 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva

Foto: Aline Lins

O Laboratório de Fabricação Pessoal (Fablab) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu processo seletivo para bolsistas voluntários que queiram atuar nas atividades regulares do laboratório. As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico e seguem até o dia 27 (segunda-feira). 

O Fablab é um laboratório-oficina, vinculado ao Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), de uso compartilhado e multidisciplinar, aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. É equipado com ferramentas de fabricação digital e prototipagem rápida que são controladas por computador, permitindo a produção rápida, flexível e de baixo custo de objetos físicos. O Fablab possibilita, assim, a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceitos, protótipos e o estímulo à cultura de compartilhamento e produção cooperada. 

Podem participar da seleção alunos regulares de qualquer curso de graduação da UFPB. Terão preferência os candidatos que já tiveram prévia experiência ou interesse na cultura ‘maker’.

O certame servirá para formação de cadastro de reserva, mas, de acordo com o professor Ademar Virgolino, coordenador do Fablab, seis aprovados serão imediatamente aproveitados. O processo seletivo também será utilizado para suprir outras vagas que surjam durante o prazo de validade do edital, que é de um ano após a divulgação do resultado final. 

A seleção dos candidatos será realizada por meio de entrevista, a ser realizada nos dias 28 de fevereiro e 03 de março, no Fablab. Os participantes serão previamente informados do dia e do horário da entrevista por meio do endereço de e-mail indicado no formulário eletrônico. Nesta etapa, serão avaliados os perfis e a disponibilidade dos discentes.  

A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 6 de março, na página do Fablab na Internet e também nos endereços de e-mail cadastrados pelos participantes no formulário eletrônico. 

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Foto: Arquivo Ascom
Ascom/UFPB