Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de pesquisa da UFPB realiza 2° edição de evento sobre entretenimento midiático, jogo e poder

publicado: 22/01/2024 15h29, última modificação: 22/01/2024 15h31
Simpósio Powerplay, em março, contará com palestra do Prof. Max Haiven, da Universidade de Lakehead (Canadá)

Foto: Divulgação

O Laboratório de Pesquisa em Mídia, Entretenimento e Sociedade (LENS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o II Powerplay - Simpósio Internacional em Entretenimento Midiático, Jogo e Poder. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de março de 2024, no Departamento de Mídias Digitais (Demid) da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Powerplay é um evento que busca reunir acadêmicos que pesquisam fenômenos envolvendo a dimensão política do jogo e do entretenimento midiático. No ano de 2023, o simpósio teve sua primeira edição, recebendo cerca de 40 trabalhos, apresentados em diversas sessões temáticas. Os participantes eram oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, contemplando estudos sobre games, cinema, animação e outros produtos da cultura pop e seus aspectos políticos.

Em 2024, o evento volta a ser realizado e, dessa vez, contará com a palestra de abertura de Max Haiven, que é professor da Universidade de Lakehead, em Thunder Bay, Canadá, e Research Chair em 'Imaginação Radical', do governo canadense. Haiven é também diretor do ReImagining Value Action Lab (RiVAL), sediado na mesma universidade, e autor dos livros 'Revenge CapitalismThe Ghosts of Empire', 'The Demons of Capital, and the Settling of Unpayable Debts' (Pluto, 2020), 'Art after Money, Money after ArtCreative Strategies Against Financialization' (Pluto, 2018) e 'Cultures of Financialization: Fictitious Capital in Popular Culture and Everyday Life' (2014).

Chamada de trabalhos

O Powerplay convida pesquisadores e pesquisadoras em todos os níveis de formação a submeterem contribuições na forma de resumo expandido para a sua segunda edição, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de março de 2024, no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Abaixo, seguem listados alguns temas de interesse do simpósio. Contudo, são apenas indicações gerais, podendo ser acolhidos os mais diversos temas que relacionem os temas citados.

·  Economia Política da indústria do entretenimento: jogos, cinema comercial, animação, plataformas de streaming, entre outros objetos;

·  Trabalho formal, informal e amador na indústria do entretenimento;

·  Dinâmicas de identidade de gênero, raça, classe e territorialidade nas comunidades e produtos de entretenimento e das indústrias criativas;

·  Representações narrativas e questões sociopolíticas nas indústrias criativas, digitais ou não;

· Elementos discursivos, afetivos e imagéticos das culturas do entretenimento midiático e sua apropriação por parte de movimentos, ideologias, campanhas e partidos políticos;

·  Demais temas relacionados.

Convidamos os pesquisadores interessados a submeterem seus resumos até o dia 11 de fevereiro de 2024, no seguinte formulário:

As submissões devem apresentar título e palavras-chave, além do resumo, que deve conter entre 300 e 500 palavras. O aceite dos resumos será confirmado durante a semana subsequente ao fim do prazo de envio. Os autores serão convidados a submeterem artigos completos para um ebook do evento, assim como na primeira edição.

Mais informações sobre a programação do evento serão divulgadas em breve, no link: https://lensmedialab.info/powerplay2/#

* * *
Com informações do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Entretenimento e Sociedade (LENS)
Ascom/UFPB