Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Luthier apresenta palestra sobre o método de Stradivari na UFPB

Luthier apresenta palestra sobre o método de Stradivari na UFPB

publicado: 21/09/2022 16h12, última modificação: 21/09/2022 16h12
Saulo Dantas-Barreto é Bacharel em música pela UFPB

Foto: Divulgação

O luthier Saulo Dantas-Barreto, formado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona -Itália, bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Música (Unicamp), ministrará uma palestra nesta sexta-feira (23), às 16h, no Auditório Gerardo Parente da UFPB. A entrada franca ao público.

A palestra, intitulada "Antonio Stradivari (1645-1737): os Documentos Bisiach e o Sistema 72", é sobre a recente pesquisa do luthier Saulo Dantas-Barreto, realizada na Itália, envolvendo a descoberta do chamado Sistema 72, que abrange proporções matemáticas adotadas pelo famoso construtor de instrumentos de cordas italiano Antonio Stradivari (1645-1737).

A temática foi objeto de publicação no jornal Cremona Sera (https://cremonasera.it/cronaca/stradivari-era-anche-un-grande-matematico-ai-suoi-strumenti-applicava-il-sistema-72-come-unit-di-misura-delle-proporzioni). Esta palestra será apresentada pela primeira vez fora da Itália, justamente na UFPB, onde o palestrante iniciou seus estudos musicais, ainda na década de 1980.

Sobre o palestrante

Saulo Dantas-Barreto, luthier diplomado pelo Instituto Internacional de Luteria de Cremona-Itália, onde estudou com Giorgio Cè (luteria) e Piero Ferraroni (escultura). Tem instrumentos vendidos no Brasil, EUA, Israel e Espanha, além de obras que integram as coleções da Casa Real espanhola, do Estado italiano e dos Marqueses Cavalcabò de Cremona.

Criador dos Instrumentos Temáticos, novo conceito que vem atraindo a atenção de investidores para o mundo da luteria em oposição à corrente atual de fabricantes de cópias envelhecidas artificialmente.

No campo acadêmico tem publicações no Brasil, Itália e França que abordam desde a história da luteria brasileira, o desenho de modelos personalizados de instrumentos da família do violino e as descobertas sobre o método de Antonio Stradivari.

Fonte: Programa de Pós Graduação em Música (PPGM/UFPB)
Foto: Divulgação