Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Maestro da UFPB divulga o canto coral da Paraíba nos Estados Unidos

Maestro da UFPB divulga o canto coral da Paraíba nos Estados Unidos

publicado: 12/04/2024 18h39, última modificação: 12/04/2024 18h39
Regente do Coral Universitário Gazzi de Sá, maestro Eduardo Nóbrega compartilha experiências na Universidade de Syracuse, em Nova York

Professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e maestro do Coral Universitário Gazzi de Sá, o músico Eduardo Nóbrega participará de um concerto com o grupo Samba Laranja e Cantores Universitários nesta terça-feira (16), na Universidade de Syracuse, no Estado norte-americano de Nova York.

A apresentação faz parte de uma série de atividades que o maestro, em companhia de Yuri Ribeiro, do Coral e Orquestra Armorial do Colégio Marista Pio X, está realizando nos Estados Unidos. Eles foram convidados para mostrar um pouco da atividade do canto coral paraibano e falar de suas experiências, além da formação do coral no Nordeste Brasileiro.

Os professores estão desde a última terça-feira (9) na cidade de Syracuse e já realizaram atividades com o grupo Samba Laranja da professora Elisa Dekaney; com o Coro de Concerto (Setnor AUD) da regente Wendy Moy, além de ensaios com o coro principal da universidade, o Singers Choir regido pelo maestro Jonh Warren. Na ocasião também proferiram palestras: o maestro Eduardo falou sobre “Formação de Coros no Nordeste” e o professor Yuri Ribeiro, sobre “Formação de Coros nas Escolas”.

Os professores estão mostrando um pouco dos ritmos nordestinos, levando na bagagem muito forró, xote, xaxado e música popular brasileira. “Está sendo uma experiência incrível, estamos divulgando o canto coral brasileiro, principalmente do nosso Estado, mas também estamos aprendendo com outras dinâmicas”, ressaltou o maestro Eduardo Nóbrega. Já o professor Yuri falou da experiência obtida e ressaltou que “viver essa experiência de mostrar um pouco do que fazemos nas escolas fundamentais me deixa muito feliz”.

Ao longo da próxima semana, Eduardo e Yuri continuarão seus ensaios com os Cantores Universitários e visitarão escolas de música locais. Além do concerto na terça-feira (16), os maestros vão prestigiar o Worldstrides Festival, na Riverside Church, com regência do maestro Peppie Calvar que ocorre no Setnor Showcase no Carnegie Hall, na cidade de Nova York.

Convênio entre UFPB e Syracuse

A relação entre as duas universidades vem desde 2018, quando foi firmado um convênio entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Syracuse, com a presença dos professores Elisa Dekaney e Dean Tick, vinculados à instituição de ensino americana. A partir de então, o Festival Paraibano de Coros (Fepac) passou a receber renomados maestros e professores internacionais para conhecer de perto o movimento do canto coral na Paraíba, a exemplo de Tony Guznám (2018), Peppie Calvar (2022), Wendy Moy (2017 e 2023), além do então vice-presidente da Federação Latino Americana de Canto Coral, Cristian Grases (2019).

Para este ano, já está sendo articulada a vinda do professor e maestro Jonh Warren à Paraíba para ministrar workshops e reger o Coral Gazzi de Sá no Fepac, dentre outros compromissos.

Ascom/UFPB, com informações de Mônica Nóbrega