Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado profissional em História na UFPB lança chamada pública para cadastramento de professores

publicado: 08/04/2022 17h56, última modificação: 08/04/2022 19h01
Há vagas para professor permanente e professor colaborador

Foto: Angélica Gouveia

A coordenação do mestrado profissional em história (ProfHistória) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, até 15 de abril, para a chamada pública visando o credenciamento de novos docentes. Em 2022, o ProfHistória oferece duas vagas para docente na UFPB, sendo uma para professor permanente, vaga exclusiva para docentes do quadro efetivo da Universidade, e uma vaga para professor colaborador, que pode ser ocupada por docente efetivo de outra Instituição de Ensino Superior (IES).

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), oferecido em rede nacional. Tem por objetivo a formação continuada de professores de História da educação básica e a oferta de qualificação certificada para o exercício da profissão, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. A UFPB está vinculada ao programa desde 2019.

Na UFPB, as vagas são para qualquer uma das linhas de Pesquisa: saberes históricos em espaço escolar; linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; e saberes históricos em diferentes espaços de memória. Podem participar da seleção professores doutores que sejam efetivos em uma IES, tenham produção acadêmica na área de ensino da história e tenham desenvolvido projetos na área.

Para se inscrever, o docente interessado deve enviar como documentos uma carta de solicitação, curriculum lattes, projeto de pesquisa individual em harmonia com a linha de pesquisa e área de concentração do programa e documentos comprobatórios da produção acadêmica dos últimos três anos.

Todos os documentos devem ser apresentados em arquivo PDF único, encaminhado ao endereço eletrônico profhistoriaufpb@gmail.com, com o campo assunto preenchido com “Credenciamento.NomedoCandidato”.

A Coordenação Acadêmica Local (CAL) examinará a documentação apresentada e elaborará um parecer a ser apreciado e homologado pelo Colegiado do ProfHistória da UFPB. O parecer será encaminhado à Coordenação Acadêmica Nacional, que será a responsável pela aprovação final do credenciamento dos docentes. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de maio. Informações adicionais podem ser verificadas no edital da chamada pública.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins