Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado Profissional em Saúde da Família na UFPB lança edital de seleção para turma de 2024

publicado: 06/12/2023 17h19, última modificação: 06/12/2023 17h19
Inscrições ocorrerão de 18 de dezembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024, apenas pela Internet

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Ciências Médicas (CCM), oferece 12 vagas para o Mestrado e Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional  (PROFSAUDE/MPSF). O edital de seleção nacional, que é único para todas as universidades participantes da rede, foi lançado no dia 06 de novembro.

Do total de vagas da UFPB, seis serão exclusivas para médicos vinculados ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) em 2023. As outras seis serão para a concorrência geral.

A inscrição será feita exclusivamente online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e é gratuita em todas as instituições associadas. Os candidatos devem buscar no site o ‘Edital PROFSAÚDE Turma V 2023-2024’. As inscrições ocorrerão de 18 de dezembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024.

O processo de seleção tem como público-alvo profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas relacionadas diretamente à saúde, como assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de profissionais graduados em Saúde Coletiva.

A seleção dos candidatos para o PROFSAUDE/MPSF constará de três etapas: prova de conhecimentos; análise do currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho; e prova oral. A prova de conhecimentos será realizada no dia 25 de março, enquanto a prova oral está prevista para 20 de maio de 2024.

Os candidatos devem consultar o edital para saber mais sobre os requisitos para inscrição, documentos necessários, prazos, recursos e outras informações. Na UFPB, a coordenação acadêmica institucional está vinculada ao Centro de Ciências Médicas (CCM). Em caso de dúvida os interessados podem entrar em contato pelo e-mail profsaudeselpb@ccm.ufpb.br ou consultar o site www.ccm.ufpb.br/ppgccm

Mestrado – O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família em Rede Nacional, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o qual se estabelece como uma estratégia de formação que visa a atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos presenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação.

As instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/MPSF são denominadas “instituições associadas” e são responsáveis pela execução do curso localmente.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins