Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mostra Caleidoscópio de Curtas da UFPB será exibida na 18ª edição do Fest Aruanda

publicado: 13/11/2023 09h01, última modificação: 13/11/2023 09h54
Fest Aruanda acontecerá de 30 de novembro a 6 de dezembro; estudantes da UFPB terão filmes exibidos no evento

Imagem: Divulgação/ Arlinda

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terão seus filmes exibidos na “Mostra Caleidoscópio da UFPB”, que acontecerá durante a 18ª edição do Fest Aruanda – prestigiado festival de cinema da UFPB – que será realizada de 30 de novembro a 6 de dezembro, em João Pessoa, na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), com entrada franca ao público.

A produção do evento, capitaneada pela Bolandeira Arte & Films, divulgou o resultado da seleção dos curtas da Mostra Caleidoscópio Universitário, TCC (produtos audiovisuais), Videoclipes e TV Universitária. Foram selecionados 13 curtas para a Mostra Caleidoscópio da UFPB, que serão exibidos no dia 6 de dezembro, às 10h30, na sala 9 (Macro XE) da Cinépolis do Manaíra Shopping, durante a programação oficial do evento, que tem o patrocínio do Grupo Energisa e copatrocínio da Cagepa, PBGás e Armazém Paraíba. Os curtas selecionados abordam questões existenciais da sociedade moderna.

Na ocasião, haverá a exibição de "Pastor de Ondas," documentário dirigido pelo professor da UFPB Lúcio Vilar, fundador do Fest Aruanda, em memória a Rodrigo Rocha, um jovem cineasta e jornalista que morreu aos 26 anos. Serão celebrados os 20 anos do Prêmio Rodrigo Rocha de Vídeo Universitário, com produções audiovisuais dos estudantes do Departamento de Comunicação (Decom-UFPB).

A Mostra Caleidoscópio Universitário da UFPB serve como norte aos estudantes da Instituição que desejam ingressar na carreira cinematográfica. Para Maviael Ribeiro, curador responsável pela Mostra Caleidoscópio Universitário da UFPB, “o amor, a aceitação e a valorização dos sentimentos são temas constantes em boa parte dos curtas selecionados, eles lutam para se fazer ouvir, reverberando em uma estética pulsante dentro e fora da tela”. Segundo ele, “estas produções evidenciam que as questões existenciais e sentimentais são mais difíceis para pessoas pretas, periféricas, LGBTQIA+ e indígenas”.

As exibições são gratuitas na Sala Macro XE do Cinépolis (Manaíra Shopping), que tem capacidade para 450 lugares, e com início às 10h30. Para mais detalhes sobre os filmes e sobre a mostra, acesse aqui.

Mostra Caleidoscópio

CONFIRA O RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO:

Curtas-metragens experimentais:

1.         Gasolina, de Luiz Filho, André Firmino, e Ricardo Felix. Doc, 14’:55’’. (Jornalismo)

2.         Ampulheta, de Gil de Souto. Fic, 11’:38’’. (Radialismo)

3.         Moeda da Sorte de Filipe Augusto Oliveira. Animação, 3’:46”. (Mídias Digitais)

4.         Sutil Encontro, de Lorenzo Starling. Fic, 14’:50’’. (Cinema e Audiovisual)

5.         Afro da Pele, de Andrews Lucena e Will Rocha. Doc,15’:00’’. (Rádio e TV)

6.         De Olhos Bem Pretos, de Darmin. Fic, 15’:00’’. (Radialismo)

7.         Nheengatu, de Luiz Manoel Pereira Filho. Doc, 5’:17”. (Jornalismo)

8.         Arlinda, de Jonny Herbert. Fic, 15’:00”. (Cinema e Audiovisual)

9.         Queride, Bowie, de Flora Valverde. Doc, 3’:00”. (Cinema e Audiovisual)

10.      Dim, de Ana Carla Lima. Doc, 4’:00”. (Cinema e Audiovisual)

11.      Volte, Meu Bem, de Amanda Pedrosa. Doc, 03’:40”. (Jornalismo)

12.      Sete Dias, de Heleno Florentino. Fic, 15’:00". (Cinema e Audiovisual)

13.      Respire, de Will Rocha. Fic, 05’:00”. (Rádio e TV)

Categoria TCC (produção audiovisual):

- Auto dos Orixás, o documentário, de Cleyton Ferrer (João Pessoa-PB, 2022, 15 min.)

- Lady Macbeth Respira, de Júlia Dantas (João Pessoa-PB, 2023, 10 min.)

- Parahyba Vanguarda, de Matheus Melo (João Pessoa-PB, 2022, 54 min.)

Categoria Videoclipes:

- Sons Curiosos, de PS Carvalho (João Pessoa-PB, 2023, 2 min)

- Calcanhar, de Willamy Lacerda (João Pessoa-PB, 2022, 3 min.)

- Na Beira, de Luis Gabriel Chaves (João Pessoa-PB, 2023, 3 min.)

- Negro Espírito, de Andryelle Araújo (João Pessoa-PB, 2022, 5 min.)

- Todo Santo Dia, de Paulo Philippe (João Pessoa-PB, 2023, 7 min.)

Texto: Aline Lins com informações de Fest Aruanda

Imagem: Divulgação/Fest Aruanda