Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB, promove lançamento do livro: Maestro Chiquito - o metalúrgico dos sons, na capital

publicado: 25/01/2023 11h22, última modificação: 28/01/2023 20h40
Evento contará com uma apresentação do Sexteto Tabajara

Foto: Divulgação

O Museu Casa de Cultura Hermano José, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Editora A União, realizam, nesta quinta-feira (26), às 19h, o lançamento, na cidade de João Pessoa, do livro Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons, de autoria do jornalista e músico Adeildo Vieira, servidor da universidade. O evento contará com uma apresentação do Sexteto Tabajara.

A obra foi lançada presencialmente no dia 16 de dezembro de 2022, na cidade natal do autor, em Santa Luzia (PB). Adeildo Vieira é lotado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), cujo Laboratório de Jornalismo e Editoração (Laje) lançou virtualmente o livro em 2017.

Apresentada pelo escritor, crítico literário e professor da UFPB Hildeberto Barbosa Filho, a obra proporciona ao leitor um recorte histórico e até mesmo afetivo da vida e da obra do Maestro Francisco Fernandes Filho, mais conhecido como Maestro Chiquito.

O Maestro Chiquito nasceu na cidade de Santa Luzia, no interior da Paraíba, e veio para João Pessoa para aprofundar os seus conhecimentos na área musical, no Departamento de Música da UFPB. Nesse cenário, ele fez história com a criação da orquestra Metalúrgica FIlipéia, considerada uma escola de música para vários artistas de diferentes gerações, que compõem a cena cultural paraibana, a exemplo de Sérgio Galo, Marcelinho Macedo, Leo Meira, Fabiane Medeiros e Costinha.

Em sua apresentação, Hildeberto Barbosa destaca a pesquisa feita pelo autor em relação ao personagem. “Adeildo Vieira traça um curioso perfil do Maestro Chiquito, rastreando suas origens familiares, o ambiente de formação social e psicológica, a paisagem telúrica e cultural de sua cidade (Santa Luzia), o processo de educação musical, as amizades, as realizações, enfim, toda uma trajetória pautada, pelo menos aqui, no enfoque do repórter, pela paixão da música”, afirmou o docente.

Com informações do MCCHJ/UFPB
Foto: Divulgação