Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Casa de Cultura Hermano José realiza exposição Além do Mar, a partir desta sexta (11)

publicado: 08/11/2022 13h24, última modificação: 08/11/2022 13h25
A abertura da exposição acontece às 15h

Foto: Elidiane Poquiviqui

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza a partir desta sexta-feira (11) a exposição “Além do Mar”, fruto de uma parceria do equipamento cultural com o projeto de extensão Mares sem Plástico, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), que promove ações para preservação do ambiente marinho com realizações de atividades educativas e intervenções ao descarte correto de resíduos sólidos nas escolas e praias de João Pessoa.

A partir das 15h acontece uma cerimônia de abertura da exposição, que contará com a presença da equipe do Projeto Mares sem Plástico, sob a coordenação da profa. Cláudia de Oliveira Cunha, do Departamento de Química da UFPB. A exposição “Além do mar” apresenta a influência das nossas ações sobre o oceano a partir do descarte incorreto do resíduo sólido, particularmente o plástico.

Serão expostos objetos retirados do mar; quadros confeccionados pela equipe do projeto de extensão com resíduos coletados de praias da Paraíba; fotografias com imagens de ações de limpeza e educação ambiental promovida pelo Mares sem Plástico; frases de impacto positivo; e linha do tempo da atuação do Projeto.

Além de todo este material, na exposição Além do Mar cada visitante poderá interagir com alguns itens, uma vez que os visitantes serão convidados a fazer sua própria arte com o lixo marinho disponível no local.

“A exposição visa promover a sensibilização para a problemática do lixo no mar, no qual cada indivíduo, mesmo longe do mar é responsável pela chegada dos resíduos até ele, tendo em vista que os rios, direta ou indiretamente, deságuam no mar. Assim, a menos que não existam ações voltadas para a prevenção de resíduos sólidos, por atividades humanas realizadas tanto na terra quanto no mar, ou ainda a remoção daqueles já presentes no ambiente, os resíduos vão se acumulando cada vez mais no oceano”, explicou a docente Cláudia Cunha.

A mostra destina-se ao público em geral e estará aberta até o mês de janeiro, no horário de funcionamento do MCCHJ, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O museu está localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, bairro Jardim Oceania.

Sobre o projeto  Mares sem plástico

A exposição Além do Mar é mais uma ação do projeto Mares sem Plástico que, desde 2019, atua no combate ao lixo no mar apresentando para a sociedade o impacto da poluição plástica em ambientes marinhos e costeiros através de atividades educativas.

O projeto também realiza ações de limpeza e educação ambiental nas praias; atuando em escolas e em aulas de campo com os guardiões do mar; realizando intervenções e campanhas; oferecendo oficinas, cursos e palestras. O Mares sem Plástico foi criado em 2019 e possui uma equipe multi e interdisciplinar envolvendo docentes, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação. O Projeto se enquadra no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui para a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para alcançar um desenvolvimento sustentável.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Elidiane Poquiviqui/Projeto Mares sem Plástico