Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

publicado: 07/12/2023 17h05, última modificação: 07/12/2023 17h26

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informa que não recebeu, ainda, qualquer notificação da Defesa Civil de João Pessoa com recomendação decorrente do desabamento, nesta quinta-feira (07), de parte do teto do prédio da antiga Academia de Comércio Epitácio Pessoa, de propriedade da Universidade, no centro da capital. Ressalta, ainda, que não houve feridos, pois, por prevenção, a citada construção se encontra desocupada. Esta situação, não obstante, era bem diferente quando esse prédio estava ocupado por entidade privada, que usava a parte térrea como escola que abrigava estudantes, professores e funcionários, estando o primeiro andar interditado.

Importante frisar que o prédio não está abandonado. Após decisão judicial do Superior Tribunal de Justiça, em maio do corrente, que definiu a propriedade como legítima da Universidade Federal da Paraíba, houve apelação da entidade privada, que foi devidamente considerada. Contudo, dada a impossibilidade de qualquer acordo respeitando a legislação vigente, a Universidade solicitou a desocupação do prédio, que foi entregue com sua estrutura quase totalmente comprometida.

Por fim, desde que assumiu o prédio, a Universidade Federal da Paraíba tem realizado esforços para reestruturá-lo, sem, entretanto, recursos orçamentários disponíveis no presente ano. Alternativamente, vem procurando discutir com a comunidade acadêmica sua ocupação com atividades de empreendedorismo e culturais. Neste caso, a proposta inicial é restaurar a edificação por blocos, ocupando-a de forma responsável e propositiva.

Valdiney V. Gouveia, Reitor
Universidade Federal da Paraíba