Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria da UFPB com o Lacen/PB viabiliza 40 testes de Covid-19 por dia

Parceria da UFPB com o Lacen/PB viabiliza 40 testes de Covid-19 por dia

Os exames começaram a ser realizados nesta terça-feira (24)
publicado: 24/03/2020 16h14, última modificação: 24/03/2020 16h14
A UFPB emprestou equipamento e treinou equipe do laboratório estadual. Em paralelo, preparara dois laboratórios próprios para realizar os exames. Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Escola Técnica de Saúde (ETS), emprestou equipamento e treinou equipe do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB) para testes do novo coronavírus (Covid-19), nesta segunda-feira (23). São previstos 40 exames por dia.

Até então, coletas na Paraíba vinham sendo encaminhadas para análise no Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. Como as coletas de outros estados do Norte e Nordeste também estavam sendo enviadas para a unidade de saúde, esta demanda a sobrecarregou, provocando demora na divulgação dos resultados.

Domingo (22) pela manhã, a Secretaria de Saúde do Estado me ligou pedindo um equipamento emprestado. Ainda no domingo à tarde emprestamos”, conta a diretora da ETS, Ivanilda Lacerda. O equipamento solicitado trata-se de uma centrífuga, um dos aparelhos utilizados no processo de testagem. “Ele participa da primeira etapa da análise, a extração do RNA do vírus”, explica o professor da ETS João Felipe Bezerra.

Nós fizemos o empréstimo porque o Lacen estava sem esse equipamento. Está para recebê-lo, mas ainda não chegou. Então, para poder agilizar o início das análises, já que os kits do Ministério da Saúde já tinham chegado, nós fizemos a parceria e começamos a fazer os testes ontem (23)”, explica João Felipe.

O Lacen possui o equipamento específico de detecção do vírus, o aparelho que faz, em tempo real, o PCR (Polymerase Chain Reaction) ou RCP (Reação em Cadeia da Polimerase). Com a centrífuga, os exames foram viabilizados, já que o Ministério da Saúde tem enviado os insumos necessários com frequência. “O Ministério está com uma logística rápida, toda semana manda kits, então, depois de iniciados os testes no Lacen, não expectativa de paralisar”, avalia João Felipe.

Nesta segunda (23), o docente passou o dia treinando a equipe do Lacen e iniciou, junto com esses servidores, a testagem do coronavírus no órgão estadual. Segundo ele, durante o treinamento, foram realizados 22 testes, já que, durante a capacitação, o processo é mais lento. Mas, a partir desta terça-feira (24), a estimativa é trabalhar com cerca de 40 amostras por dia.

Nesta terça (24), inclusive, mais dois professores da ETS passaram a integrar a equipe, formando uma força-tarefa. “Com esta parceria, a ETS ajuda a iniciar os testes hoje, na Paraíba”, comemora a diretora Ivanilda Lacerda.

Concomitantemente, a UFPB prepara dois laboratórios para realizar testes do novo coronavírus. São o Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical, localizados no Centro de Ciências Médicas (CCM) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), respectivamente. Este último é administrado pela ETS e conta com um aparelho para leitura dos testes, denominado de Real Time.

Esta parceria da UFPB com o Lacen/PB integra ações programadas pela Reitoria da UFPB, pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) e pela Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.

Ascom/UFPB