Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria viabilizará preparatório para o Enem, curso de informática e festivais na cidade de Mogeiro
conteúdo

Notícias

Parceria viabilizará preparatório para o Enem, curso de informática e festivais na cidade de Mogeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estabeleceu acordo de cooperação técnico-científica com a prefeitura de Mogeiro (PB). A assinatura ocorreu na tarde de 27 de novembro, no gabinete da reitoria, situado no campus I, em João Pessoa.
publicado: 31/01/2018 12h48, última modificação: 05/04/2019 16h26

A parceria viabilizará a oferta de curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de curso de introdução à informática para idosos, a realização de um festival de curta-metragem e do Festival do Camarão, já que a cidade se destaca na produção do fruto do mar. 

“A UFPB já vinha nos ajudando e formalizamos a cooperação somente agora por causa da incompatibilidade entre agendas”, explicou a secretária municipal de educação Maria de Fátima Silveira. Segundo ela, a prefeitura já ofereceu, de julho a novembro deste ano, aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para estudantes do Ensino Médio, ministradas às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã. O curso de informática era dado nas tardes de sábado. Ambos ocorreram na Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo. 

A fim de viabilizar essas aulas, a UFPB disponibilizou dois professores e dois estagiários e auxiliou nas despesas relativas à bolsa e ao transporte. “As aulas já terminaram. No ano que vem, queremos oferecer todas as disciplinas cobradas pelo Enem. Com relação ao festival de curta-metragem, a nossa ideia é que os próprios alunos produzam os filmes a serem exibidos”, informou Maria de Fátima. 

Mogeiro tem hoje uma rede municipal de ensino com 22 unidades, 2.300 alunos matriculados e 180 professores. As inscrições para o curso preparatório para o Enem e para o curso de introdução à informática serão reabertas em março de 2018. Planos de trabalho estão sendo desenvolvidos para tirar do papel o festival de curta-metragem e o Festival do Camarão. 

A cooperação-técnica com a UFPB, realizada por meio da Coordenação de Extensão (COEX) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), terá vigência de três anos e meio e tem o intuito de desenvolver ações voltadas para a gestão da cidade, por meio dos Programas Acesso às Universidades, de Arte e Cultura e de Geração de Trabalho e Renda. 

A reitora Margareth Diniz assinou o acordo com o prefeito de Mogeiro José Alberto Ferreira, na presença do pró-reitor da PRAC Orlando Villar, da secretária de educação da cidade Maria de Fátima Silveira e do aluno do Departamento de Ciência da Computação Edvaldo Vasconcelos.

 

Fonte: ACS | Pedro Paz