Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa aponta que Brasão da UFPB é conhecido e 86,9% dizem que ele identifica a instituição

publicado: 19/12/2022 12h31, última modificação: 19/12/2022 12h33
Os que lembram da Universidade quando veem o Brasão são 93% e 86,4% gostam dele

Foto: Angélica Gouveia

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou dois levantamentos sobre o Brasão de armas da instituição. Em pesquisa realizada por meio de formulário do Google, no período compreendido do dia 15/12/2022 até as 12h desta segunda-feira (19), 97,8% das pessoas que responderam ao levantamento afirmaram que conhecem o Brasão da UFPB e 86,9% disseram que ele a identifica adequadamente, contra 13,1% que responderam que não a identificam.

O questionário foi aberto ao público, tanto às pessoas que integram a comunidade universitária quanto à população em geral. Houve 274 respostas.

Perguntou-se, também, se o participante se lembra da UFPB quando vê o seu Brasão: 93,4% dos respondentes afirmaram que sim. Além disso, 85,4% responderam que gostam do Brasão. A pesquisa perguntou às pessoas se o Brasão os representa. 73% responderam que sim.

Conforme o resultado do levantamento, 83,9% não conhecem a origem do Brasão da UFPB e 93,1% gostariam de conhecer sua história.

O Brasão de armas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi concebido como fator de identificação, elaborado a partir de elementos da história, geografia e tradições paraibanas.

No site da UFPB, no menu apresentação, é possível conferir a história do Brasão de armas da instituição. A autoria do Brasão é do beneditino Paulo Lachenmayer, integrante da Ordem de São Bento (OSB), do Mosteiro de São Bento da Bahia. O lema é de autoria do professor Afonso Pereira e a fonte da descrição é do professor Nivalson Miranda. Leia sobre o Brasão ao final desta matéria.

Perfil do público votante

No Instagram

O levantamento também foi aplicado por meio do perfil do Instagram da UFPB (@ufpb.oficial), nos stories. Conforme os resultados, 84% das pessoas responderam que conhecem o Brasão; 85% acreditam que ele identifica adequadamente a instituição; 94% afirmaram que se lembram da UFPB quando veem o Brasão; 90% gostam do Brasão; 81% opinaram que o Brasão os representa; 84% não conhecem a origem do Brasão; e 91% afirmaram que gostariam de conhecer sua história.

Uma média de 1500 pessoas responderam aos stories, que tiveram um alcance de aproximadamente 5 mil contas, cada story.

Conheça o Brasão da UFPB

ARMAS

ESCUDO – Em estilo português boleado.
CAMPO – Campo de azul, semeado de besantes de prata. Sobre o campo uma flor de lis de ouro, estendida e chantada, sobre três filetes ondados de prata, em banda.

DESCRIÇÃO
OS BESANTES – os círculos de prata sobre o campo azul aludem à padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves. Simbolizam o milagre realizado por ela ao fazer nevar sobre uma colina, no dia 5 de agosto, em pleno verão europeu, para sinalizar o local onde deveria ser edificada uma basílica.

A FLOR DE LIS – traduz-se como o símbolo da pureza e da riqueza maior do conhecimento humano, obtidos através do ensino superior.

AS BANDAS ONDADAS – indicam o Rio Paraíba, os meandros do seu leito, representado assim: o Alto Paraíba, desde o seu nascedouro no planalto caririzense; o Médio Paraíba, no declive da zona intermediária da Serra da Borborema, e o Baixo Paraíba, desde a região do Curimataú até a foz do seu estuário, ao desaguar no oceano.

AS INSÍGNIAS – três fachos de ouro acesos, representando o ensino, a pesquisa e a extensão.

O LEMA – em letras de ouro, sobre um mistrel de azul, a expressão em latim SAPIENTIA AEDIFICAT alude aos benefícios do conhecimento na formação dos indivíduos e na construção da sociedade. Inspira-se em antiga inscrição existente na fachada do prédio do Curso Regular de Humanidades, onde posteriormente funcionaria a Faculdade de Direito.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia