Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadoras da UFPB lançam livro sobre adolescentes com autismo nesta quinta (27)
conteúdo

Notícias

Pesquisadoras da UFPB lançam livro sobre adolescentes com autismo nesta quinta (27)

publicado: 25/07/2023 17h55, última modificação: 25/07/2023 17h56
Evento acontecerá na sede sociocultural do Sindicato dos Docentes da UFPB, em João Pessoa

As pesquisadoras Janine Marta Rodrigues e Ana Cláudia Prazeres de Albuquerque, do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançam, nesta quinta-feira (27), o livro “Adolescentes com TEA: com eles, para onde vamos?”, publicado pela Wak Editora. A fundadora da Associação de Pais e Amigos do Autista na Paraíba (AMA-PB), Rivalina Maria Fernandes, também assina o livro.

O evento de lançamento, aberto ao público em geral, começa às 17h, na sede sociocultural do Sindicato dos Docentes da UFPB (ADUFPB), localizado no bairro Cabo Branco, em João Pessoa.

No livro, as autoras constroem uma definição sobre a fase da adolescência, bem como demonstram a importância do diagnóstico de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também são apresentadas ao leitor algumas teorias que ajudam a compreender o desenvolvimento físico, social, cognitivo, cultural e emocional desse adolescente, bem como a importância de uma prática pedagógica democrática e inclusiva para o portador do TEA.

Nos capítulos finais da publicação, o leitor é convidado a conhecer narrativas de mães de adolescentes com TEA e relatos sobre a trajetória de vida desses jovens.

“Com relação ao adolescente autista, o maior desafio é a construção de sua própria identidade, de sua aceitação, pois o autista é aquela pessoa que vive de rotinas e, por isso, ele demora um pouco mais para entender o processo de mudanças trazidas pela adolescência. É preciso muito apoio, sobretudo da família, que vai orientar essa pessoa que está deixando de ser criança e vai ser um adulto”, observa Janine. 

Sobre as autoras

Com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área da psicologia da educação, Janine Marta Rodrigues é também professora da UFPB desde 1994, onde ministra aulas sobre educação especial e conduz as atividades da linha de pesquisa em políticas educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade. 

Em 2010, a professora publicou, pela mesma editora, o livro “A criança autista: um estudo psicopedagógico”, que já está em sua segunda edição. Em 2015, foi a vez da publicação “Pessoas com Síndrome de Down: uma reflexão para pais e professores”, também em sua segunda edição. Ao todo, a autora já tem quatro livros, todos sobre o tema da educação especial. 

Ana Cláudia Prazeres de Albuquerque é psicopedagoga clínica e atual diretora-presidente da Associação Amigos do Autista em Pernambuco (AMA-GETID). Tem graduação em pedagogia e em serviço social. Recentemente, defendeu a dissertação “O jovem autista: estratégias de acessibilidade no ensino híbrido nas capitais da Paraíba e de Pernambuco” no PPGE da UFPB, na linha de políticas educacionais, com orientação da professora Janine Marta Rodrigues. 

Serviço

Lançamento do Livro “Adolescentes com TEA: com eles, para onde vamos?”

Dia 27/07, das 17h às 19h

Local: Sede sociocultural do Sindicato dos Docentes da UFPB (Rua Dr. Gilvan Marinho Muribeca, 88 - Cabo Branco) 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB