Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB criam instrumento de gestão que aponta indicadores de excelência

publicado: 30/11/2022 14h41, última modificação: 30/11/2022 14h49
Piloto está sendo implementado na ETS e no CAVN

Foto: Oriel Farias

Três pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram um instrumento para ajudar na avaliação das atividades das escolas que integram a Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT) da Universidade. Testada na Escola Técnica de Saúde, hoje Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), no campus de João Pessoa, e no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), no campus de Bananeiras, a ferramenta deve ser implementada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) a partir do próximo período letivo.

Superintendente da SEBTT e um dos responsáveis pela criação da ferramenta, o professor Jairo Gomes explicou que a SEBTT carecia de indicadores para acompanhar o desempenho da gestão, para melhoria contínua. Assim, surgiu a parceria com o professor Franzé Costa, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, e o aluno Jailson Santana, doutorando do PPGA. Professor Franzé Costa e Jailson Santana vêm participando de outros projetos semelhantes e trouxeram a experiência para a Superintendência.

Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica de Saúde. Foto: Angélica Gouveia

Em uma aplicação piloto da pesquisa no CPT-ETS e no CAVN, uma das medidas utilizadas, segundo Prof. Jairo Gomes, foi o indicador NPS (Net Promoter Score). Esta medida é muito usada como um indicador para mensurar desempenho de serviços a partir da perspectiva de usuários. “Incluímos na avaliação este indicador global, que é usado no mundo inteiro por organizações públicas e privadas de diversas áreas, e que sinaliza o nível de qualidade e de satisfação dos discentes”, contou o Prof. Jairo.

Em geral, mm NPS acima de 75% já representa um nível de excelência e, no caso da pesquisa inicial realizada com 313 alunos do CPT-ETS e do CAVN – de um total de aproximadamente 1.100 estudantes –, o NPS das escolas UFPB foi de 78,3%. “Esse nível mostra que as duas escolas estão trabalhando em um nível de excelência, dado o nível forte de recomendação [por parte dos alunos]”, acrescentou o Prof. Jairo.

O resultado da pesquisa, que incluiu indicadores como avaliação dos docentes e das disciplinas ministradas, além da avaliação do serviço de biblioteca, da infraestrutura e da segurança das escolas, apontou para um alto índice de satisfação dos alunos com os cursos das escolas técnicas. De acordo com o questionário respondido pelos estudantes, em uma escala de zero a 10 a nota de recomendação dos alunos sobre os cursos das escolas técnicas foi de 9,3, e especificamente os alunos do CPT-ETS deram nota média 9,59 enquanto os do CAVN deram nota média de 9,01. Já a avaliação geral da Universidade foi de 9,19 (sendo 10 a nota máxima).

O levantamento mostrou ainda fatores relevantes, como o índice de probabilidade de evasão (média de 2 nas duas escolas, em uma escala de 0 a 10) e a origem dos alunos das escolas técnicas (do público atendido no CAVN, por exemplo, 83,87% são pessoas vindas de outros municípios, e no CPT-ETS apenas 28,48% são de fora da cidade onde se localiza a escola, ou seja, João Pessoa).

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabeniza e apoia iniciativas desse tipo que tornam mais transparente a execução dos trabalhos em todas as unidades, nesse caso específico nas escolas técnicas e tecnológicas, pois isso é um grande avanço para a UFPB, a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento e verificar aquilo que ainda precisa melhorar para o engrandecimento das escolas.

O objetivo, a partir de agora, segundo o superintendente da SEBTT, é que o instrumento de gestão seja implementado no Sigaa, para que, a cada semestre, os alunos das escolas vinculadas à Superintendência participem de um censo, antes de efetuarem a matrícula na plataforma. “Haverá um painel mostrando esses indicadores e vamos atuando nestes pontos de melhoria”, disse o superintendente.

Reportagem: Ascom/UFPB
Fotos: Oriel Farias/ Angélica Gouveia