Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Plataforma online criada por projeto da UFPB disponibiliza mapa interativo da instituição

publicado: 16/08/2022 18h57, última modificação: 16/08/2022 18h57
Ferramenta auxilia alunos a localizarem salas, auditórios, setores e outros ambientes na Universidade

Foto: Divulgação

A plataforma online Web-SIG da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  desenvolvida pelo Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), disponibiliza mapas interativos e informações detalhadas sobre a localização e ocupação dos ambientes construídos na Universidade. O acesso à ferramenta tem aumentado após o início das aulas presenciais, neste período 2022.1, e o objetivo da UFPB é divulgar ainda mais a plataforma à comunidade universitária e à sociedade em geral.

Localizar um Centro, sala, auditório, setor etc. As finalidades da plataforma são disponibilizar ao público as informações sobre localização e ocupação dos espaços nos Campi da UFPB e auxiliar a administração da instituição com uma ferramenta de gestão e de planejamento. O projeto foi idealizado pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB em parceria com o Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento do CCAE em 2014, mas os levantamentos tiveram início em 2016. Recentemente, houve atualizações importantes na ferramenta.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente, do Campus IV, Nadjacleia Vilar Almeida, o Campus I já tem oito centros com atualização detalhada e, recentemente, houve a inclusão do Campus IV, já com 100% de detalhamento, além da Reitoria.

“Agora, no último mês, inserimos a Reitoria, que era um desafio do projeto, pois ela tem muitas salas, ambientes dinâmicos que mudam constantemente, que estavam em reforma, mas a gente conseguiu fazer esse mapeamento. E colocamos a rota dos ônibus, inclusive com os nomes das vias e paradas dos ônibus”, explicou a docente, referindo-se ao trajeto do ônibus circular do Campus I.

Os oito centros do Campus I já completamente mapeados, com informações detalhadas na plataforma, são: Centro de Tecnologia (CT), Centro de Educação (CE), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA); além da Central de Aulas e a Reitoria. Os próximos serão Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Médicas (CCM), Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), Centro de Biotecnologia (Cbiotec) e Centro de Informática (CI), estes últimos já em elaboração.

“São centros grandes e que demandam toda uma sistemática, pois nós vamos a campo saber o que está funcionando de fato, a previsão é que a gente inclua todos os centros até o final do ano, mas os próximos a serem incluídos provavelmente serão Cbiotec e CTDR”, disse a professora, que também adiantou que haverá esta semana a inclusão de Areia e Bananeiras na plataforma.

Além da coordenadora Nadjacleia Almeida, o projeto conta ainda com a Profa. Milena Dutra e o técnico em geoprocessamento Filipe Arão, ambos coordenadores adjuntos do projeto, e cinco discentes, entre bolsistas e voluntários, que contribuem para o andamento dos trabalhos.

Acesse a plataforma Web-SIG.

Reportagem: Aline Lins
Crédito: Divulgação