Notícias
Pós-graduação em Linguística da UFPB recebe inscrições até 06 de março
O Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para 57 vagas, divididas entre mestrado e doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa).
A Universidade oferece 36 vagas de Mestrado e 21 vagas de Doutorado, distribuídas entre as duas áreas de concentração: Teoria e Análise Linguística, e Linguística e Práticas Sociais. São cinco as linhas de pesquisa: Diversidade e Mudança Linguística, Linguagem, sentido e cognição, Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico, Linguística Aplicada, e Discurso e Sociedade.
Haverá reserva de 20% das vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais, conforme regras definidas no edital.
Toda a documentação comprobatória deverá ser inserida no sistema no momento da inscrição, em arquivo em formato PDF. Para efetivar a inscrição, deve ser realizado o pagamento da taxa no valor de R$ 85,90.
A seleção será constituída de três etapas obrigatórias, de avaliação escrita, análise e defesa do projeto de pesquisa e análise do currículo. O conteúdo programático da prova e a lista de referências bibliográficas encontram-se anexos ao edital. No documento, também é possível consultar os elementos obrigatórios para o projeto de pesquisa. A defesa do projeto acontecerá em formato online, por meio de plataforma digital que permita a gravação em áudio e vídeo.
Os documentos comprobatórios de proficiência em língua estrangeira deverão ser apresentados pelo candidato à coordenação do Proling até a data de matrícula nos cursos de Mestrado ou Doutorado.
O Proling tem como finalidade formar mestres e doutores linguistas especialistas em uma das áreas de concentração, com uma base de conhecimentos linguísticos de excelência que os qualifique para atuar na educação, com pesquisa, extensão e o exercício em sala de aula em todos os níveis (do ensino básico ao superior), e em outros campos de atuação do linguista.