Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pós-graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB oferta 26 vagas para mestrado

publicado: 12/09/2023 15h38, última modificação: 12/09/2023 15h38
Inscrições até o dia 19 de setembro

Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital para a seleção de novos alunos para o curso de mestrado. Estão sendo ofertadas 26 vagas para servidores técnico-administrativos, sendo 16 exclusivamente para funcionários da UFPB e 10 para as demais instituições públicas de educação superior. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de setembro.

Do total de vagas ofertadas, 6 são destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência.

As vagas de mestrado do PPGAES estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: - Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior; e Avaliação e Financiamento da Educação Superior.

As inscrições para a seleção da Pós-graduação devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos precisam preencher o formulário online e anexar a documentação, em PDF único, listada no edital.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: primeira etapa – prova escrita sobre conhecimentos específicos da área do programa, com tema a ser sorteado no dia, e prova escrita de língua estrangeira (inglês ou espanhol), para os candidatos que não apresentarem comprovante de aprovação em exame da capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira, ambas as provas de caráter eliminatório; segunda etapa – análise do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; terceira etapa – entrevista individual, de caráter eliminatório (defesa do projeto), de forma presencial, e quarta etapa: análise do currículo, de caráter classificatório.

Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 7 em cada uma das três primeiras etapas.

As provas escritas, de conhecimentos específicos e de língua estrangeira, serão realizadas no dia 29 de setembro de 2023, nos turnos manhã (9h às 12h) e tarde (14h às 17h) respectivamente, no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP), Campus I da UFPB, em sala a ser divulgada na página eletrônica do PPGAES. As entrevistas individuais serão feitas no período de 23 a 31 de outubro, em local a ser divulgado no site do Programa.

A divulgação dos resultados das etapas da seleção será realizada no endereço eletrônico do PPGAES, assim como o resultado final que está previsto para o dia 15 de dezembro.

Para mais informações, o interessado pode acessar o edital e a página do Programa de Pós-graduação.

Texto: Flávia Lúcia Santana
Edição: Aline Lins