Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prape da UFPB divulga resultado da 3ª chamada de seleção para auxílios e beneficiados superam 2.500 estudantes
conteúdo

Notícias

Prape da UFPB divulga resultado da 3ª chamada de seleção para auxílios e beneficiados superam 2.500 estudantes

publicado: 23/03/2023 18h21, última modificação: 27/03/2023 15h36
Terceira chamada do edital contempla mais 227 discentes com auxílios estudantis

Foto: Angélica Gouveia

Mais 227 alunos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) para dar continuidade aos trâmites de concessão dos auxílios estudantis previstos no Edital nº 08/2022/PRAPE. Ao todo, somando as três convocações realizadas pela unidade, 2.539 estudantes foram contemplados com benefícios apenas nos últimos quatro meses, quando o edital inicialmente previa apenas 1.000 vagas. 

A listagem com o nome dos 227 alunos compõe a terceira chamada de discentes contemplados e foi divulgada nesta última quarta-feira (22). Entre os benefícios concedidos, estão a residência universitária, auxílio restaurante universitário, auxílio alimentação, auxílio moradia, auxílio transporte e auxílio pré-escolar. 

“Concedemos, no total, 2.539 benefícios. Para alguns auxílios, chamamos mais de oito vezes o número de vagas originalmente oferecidas no edital, a exemplo do auxílio moradia para discentes do Campus I, para o qual convocamos 423 estudantes e, inicialmente, só havia previsão de 50 vagas”, explica o professor Alfredo Rangel, Pró-reitor da Prape. Outro exemplo é o auxílio pré-escolar, para o qual foram ofertadas inicialmente 20 vagas, mas foram contemplados mais de 60 estudantes, ou seja, três vezes mais. Confira o relatório das convocações neste link.  

De acordo com a Coordenação de Assistência e Promoção Estudantil (COAPE), a atual gestão se esforça para contemplar o máximo de estudantes possível, mesmo sem a previsão de recomposição orçamentária. Ainda conforme o coordenador da COAPE, a inclusão de novos benefícios decorreu do empenho da equipe da Prape no sentido de identificar, rapidamente, os alunos que deixam a UFPB, seja pela conclusão do curso de graduação ou pela evasão definitiva ou temporária. Com isso, abre-se espaço para que os discentes em lista de espera sejam incluídos nos diversos auxílios oferecidos pela UFPB. 

Um novo edital da Prape deverá ser lançado em breve a fim de contemplar, especialmente, os alunos que ingressaram recentemente na instituição. 

Próximos passos

Conjuntamente à 3ª chamada do Edital nº 08/2022, foi publicado o Comunicado nº 10/2023, com os procedimentos necessários para que os novos contemplados garantam e possam usufruir dos auxílios. 

Os discentes beneficiados deverão assinar o Termo de Compromisso por meio do Sistema Integrado de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O período para assinatura é de 29 de março a 10 de abril, e aqueles que não efetuarem a assinatura no prazo indicado perderão o direito ao auxílio. 

Os benefícios que são pagos em pecúnia serão depositados a partir de maio de 2023, por meio da conta bancária cadastrada no SIGAA, com o primeiro pagamento previsto para ocorrer até o décimo dia útil do referido mês. Segundo a Prape, não haverá pagamento retroativo. 

Para aqueles beneficiados com acesso gratuito aos Restaurantes Universitários, é necessário um procedimento adicional: o cadastramento da foto no SIGAA, conforme instruções do Comunicado n° 01/2022. A entrada do estudante será liberada a partir do dia seguinte à assinatura do termo e do cadastramento da foto, mediante digitação do número de matrícula na catraca dos estabelecimentos. 

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia