Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prêmio CAPES de Tese: dois pesquisadores da UFPB recebem menção honrosa

Prêmio CAPES de Tese: dois pesquisadores da UFPB recebem menção honrosa

publicado: 16/09/2021 17h45, última modificação: 17/09/2021 16h26
Eles integram a lista de 92 trabalhos de doutorado contemplados com a distinção

Os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Angelo Emiliavaca, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), e Laercia Karla Paiva, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PNSB), foram contemplados com uma menção honrosa na 16ª Edição do Prêmio CAPES de Tese. O Prêmio, cujo resultado foi publicado neste mês, é um reconhecimento aos melhores trabalhos de doutorado defendidos em programas de pós-graduação do Brasil.

Com o título “Protótipo de asa adaptativa acionada por atuadores de liga com memória de forma”, a tese de Angelo Emiliavaca foi defendida na UFPB em 2020. No mesmo ano, foi defendido o trabalho de conclusão do doutorado de Laercia Karla Paiva, intitulado “Estudo dos mecanismos imunomoduladores do alcaloide sintético MHTP na síndrome da asma e rinite alérgica combinadas (caras) experimental induzida por ovalbumina”.

Graduada, mestre e doutora pela UFPB, Laercia segue vinculada à universidade, onde está concluindo um pós-doutorado júnior no Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, que tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foi no Laboratório de Imunofarmacologia do programa que o grupo de pesquisa do qual ela faz parte, coordenado pela professora Márcia Regina Piuvezam, desenvolveu um estudo pioneiro no Brasil, propondo uma forma de tratar a CARAS (síndrome da asma e rinite alérgicas combinadas) com moléculas que vêm apresentando efeitos anti-inflamatórios promissores.

Espero que minha trajetória inspire também outros pesquisadores a sonhar que é possível fazer ciência de excelência na Paraíba. Essa menção honrosa só confirma que a UFPB tem um corpo científico excepcional capaz de alcançar grandes conquistas”, afirmou a pesquisadora.

Além de 92 trabalhos que receberam a menção honrosa, outros 49 foram selecionados para o Grande Prêmio Capes, que vai eleger as três melhores teses inscritas. O resultado dos três trabalhos agraciados – um em cada área de avaliação (ciências da vida, humanidades e ciências exatas, tecnológicas e multidisciplinar) – será anunciado no mês de dezembroMais detalhes sobre a premiação estão disponíveis na página da Capes.

Reportagem: Milena Dantas com informações da CCS/CAPES.
Edição: Aline Lins