Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Primeira Seção do TRF5 aprova voto de aplauso ao professor da UFPB Eduardo Rabenhorst

publicado: 30/11/2023 19h51, última modificação: 01/12/2023 10h17
Propositura do Desembargador Rogério Fialho foi aprovada, por unanimidade, em razão da aposentadoria do docente

Foto: Reprodução/YouTube

A egrégia Primeira Seção do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), aprovou, nesta quarta (29), à unanimidade, voto de aplauso em razão da aposentadoria do Professor Doutor Eduardo Rabenhorst, Decano do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O voto de aplauso foi proposto pelo Exmo. Desembargador Rogério Fialho, pela “brilhante trajetória acadêmica” do docente.

Aprovado o voto de aplausos pela Primeira Seção do TRF5, foi determinada a comunicação ao homenageado, professor Rabenhorst, ao Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, à Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professora Anne Augusta, e à Chefe do Departamento de Direito Privado, professora Larissa Teixeira.

O Reitor Valdiney Gouveia, ao ser comunicado, manifestou seus parabéns pela merecida homenagem ao professor Eduardo Rabenhorst, a qual muito orgulha a comunidade universitária.

O Desembargador Rogério Fialho, entre seus pares, na sessão que aprovou o voto, disse que Quando um agente público se aposenta após uma vida de indispensáveis serviços prestados ao Estado e à coletividade, aqueles que com ele conviviam ou se beneficiavam do seu trabalho são tomados por um misto de tristeza, pela falta que fará, e de alegria, pois o jubilado optou por ingressar em outra fase da vida, às vezes dedicando-se mais à família ou ao lazer, outras visando empreender novos projetos profissionais”, afirmou.

O Desembargador Federal esclarece que a propositura não se deu em razão da inativação, mas aplauso ao docente por sua atuação na UFPB durante mais de três décadas, “assim como se aplaude o artista quando encerra a sua apresentação e deixa provisoriamente a ribalta”, compara.

O professor Eduardo Rabenhorst afirmou que ficou surpreso, mas que se sente honrado e recebe a homenagem com o coração cheio de alegria, por ver que seu trabalho foi reconhecido uma vez que dedicou a vida à UFPB, onde ingressou ainda na década de 1980, vindo a ser, posteriormente, professor. “Eu tenho uma trajetória na UFPB que se confunde com a minha própria vida pessoal”, comentou Prof. Rabenhorst. Embora nascido em São Paulo, ele teve toda a sua atuação profissional em João Pessoa.

Após mais de três décadas de trabalho, com sua aposentadoria, Prof. Edudardo Rabenhorst pretende dedicar sua vida a Deus, às leituras e aos estudos, cuidar das suas plantas, de suas gatas, e descansar. Apaixonado pelo ofício de educador, ele disse que sentirá falta do contato com a sala de aula, destacando que a razão da Universidade são os alunos e que não existe professor sem aluno.

Ao longo dessa vida acadêmica, muitos desses alunos se tornaram amigos pessoais, e eu vou sentir falta desse ambiente, não do ambiente burocrático da Universidade, dessa produção fatigante de artigos”, comentou. Ele explica que, mais do que dever cumprido, ele sente que atuou em parceria com a UFPB: “Eu logrei êxito em retribuir à UFPB tudo que ela fez por mim. A UFPB fez muito por vim, foi uma vida em parceria com a instituição”.

De acordo com o autor da iniciativa do voto de aplauso, o Desembargador Rogério Fialho, Rabenhorst foi seu contemporâneo no curso de graduação em Direito na UFPB, onde se formou em 1988. Também na instituição, o homenageado concluiu seu curso de mestrado em Filosofia em 1990, na área de filosofia da história. No ano seguinte, obteve o seu Diploma de Estudos Aprofundados-DEA, em Filosofia na Universidade de Strasbourg I (França), obtendo grau máximo. No ano de 1996, obteve seu diploma de Doutorado na mesma instituição francesa. Ingressou como docente na UFPB em 1990, onde atingiu o ápice da carreira, no cargo de Professor Titular.

Na área de gestão acadêmica, Rabenhorst foi Diretor do Centro de Ciências Jurídicas-CCJ e Ouvidor Geral da UFPB, instituição da qual chegou a Vice-Reitor. Na área acadêmica, notabilizou-se especialmente nas áreas de filosofia do direito e filosofia política. Mas também é reconhecido nacionalmente como grande autoridade em sociologia jurídica, direitos humanos, questões de gênero e equidade, hermenêutica jurídica e bioética. Em todas aquelas áreas da ciência jurídica, tem obras e artigos doutrinários, sendo tido, com total justiça, como um dos grandes filósofos do direito em atividade. Realizou, ainda, pós-doutorado na Université d'Aix-Marseille, França.

Ao se aposentar, no mês passado, era o Decano do Departamento de Direito Privado da UFPB, departamento que tenho a honra de integrar e onde Sua Senhoria fará grande falta, por seu comprometimento para com os alunos e com a gestão acadêmica”, acrescenta o Desembargador, afirmando ainda que o homenageado é admirado pelos alunos, servidores e colegas de docência.

Texto: Aline Lins
Foto: Reprodução/YouTube