Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Produções da UFPB vencedoras do concurso de vídeo ‘1 minuto contra a corrupção’ serão exibidas neste domingo
conteúdo

Notícias

Produções da UFPB vencedoras do concurso de vídeo ‘1 minuto contra a corrupção’ serão exibidas neste domingo

publicado: 01/12/2023 16h53, última modificação: 01/12/2023 17h15
A apresentação dos vídeos ocorrerá no Cinépolis do Manaíra Shopping, a partir das 10h

Foto: Reprodução/Vídeo "Comece por você!"

Os vídeos vencedores da 7ª edição do concurso de vídeo ‘1 minuto contra a corrupção’, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), serão exibidos neste domingo (3), a partir das 10h, na Sala 6 do Cinépolis do Manaíra Shopping, em uma sessão especial e gratuita do 18º Fest Aruanda.

O resultado com as três produções ganhadoras foi divulgado pela CGU na terça-feira (28), e os vencedores fazem parte da comunidade acadêmica da UFPB, a grande maioria estudantes. O concurso teve o apoio da UFPB por meio da Reitoria, da Pró-reitora de Extensão, do Fest Aruanda, que é do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, e da Assessoria de Comunicação (Ascom/UFPB). 

Logo após a apresentação do material, convidados que atuam no combate à corrupção e na promoção da transparência participam de um debate sobre estas temáticas, como o Superintendente substituto da CGU na Paraíba, Rodrigo Paiva, o chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal, Derly Pereira Brasileiro, e o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais e Técnicos Federais de Finanças e Controle, Rudinei Marques. Também foi convidada para o debate a jornalista política Angélica Nunes, da Rede Paraíba de Comunicação, empresa parceira que também apoiou o concurso da CGU. 

O Superintendente substituto da CGU na Paraíba, Rodrigo Paiva, conta que a programação desta sessão vai além da exibição dos vídeos e do debate. “Nesta sessão especial faremos também a premiação dos vencedores do concurso, com entrega de troféus e certificados emitidos pela CGU”, disse o representante do órgão.  

Vencedores

Com os vídeos “Comece por você” e “O vinho une as pessoas, mas a corrupção pode separá-las para sempre”, os estudantes Eliel Uchôa Santos de Morais e Lucas de Alcântara Santos, do curso de Gestão Pública, são dois dos três vencedores. O professor Fernando José Vieira Torres, do mesmo curso, responsável pelo vídeo “Jornada da Corrupção”, completa a lista dos vencedores.  

Também da UFPB, a aluna Laura Lucena Paiva recebeu menção honrosa da comissão julgadora do concurso pelo vídeo “Protagonista no combate à corrupção”. A estudante de gestão pública revela que a motivação de seus docentes foi importante para submissão do material ao concurso, em especial o incentivo da professora Maria Daniella de Oliveira, que ministra a disciplina ‘Controle e Auditoria Pública’ e propõe o vídeo como uma das atividades avaliativas da matéria. 

“Nessa disciplina, a professora solicita que os alunos elaborem um vídeo visando os critérios do concurso, para que seja avaliado na disciplina, mas a submissão é escolha nossa. Após a finalização, meu grupo percebeu que, mesmo usando câmera do meu celular, havíamos feito um material de qualidade e decidimos concorrer”, relatou Laura, que contou com a colaboração dos colegas de turma Francisco José Ferreira de Azevedo e Irismá Maria Alves de Oliveira, também do curso de gestão pública da UFPB. 

Outra produção agraciada com a menção honrosa é “Corrupç-ão”, de autoria de Alexandre Vargas Tavares de Jesus, servidor técnico-administrativo em educação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 

Confira a programação completa do 18º Fest Aruanda no site do evento: https://festaruanda.com.br/

***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Reprodução/Vídeo "Comece por você!" e Acervo Pessoal de Laura Lucena Paiva