Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Proex da UFPB realiza chamada interna para seleção de fotografias de ações de extensão

publicado: 05/12/2023 17h02, última modificação: 05/12/2023 17h02
Docentes e Técnicos Administrativos podem submeter fotografias de ações de extensão dos últimos 10 anos

Foto: pvproductions/Freepik

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou a chamada interna nº 01/2023 de Fotografias com o Tema “Registros da Extensão”. A iniciativa de caráter educativo e cultural objetiva selecionar fotografias dos vários projetos e ações de extensão universitária para compor um banco de fotografias da extensão em todos os campi da UFPB.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário online e preencher as informações requeridas, até o dia 29 de fevereiro de 2024. Apenas docentes e técnicos administrativos que coordenam projetos de extensão, ou que coordenaram ações de extensão nos últimos 10 anos (registradas no Sigaa), podem realizar a submissão de fotografias para a chamada interna.

As imagens para o banco de fotografias serão selecionadas por uma Comissão Editorial formada por servidores da Proex, docentes da UFPB e convidados externos que observarão os critérios de impacto visual, adequação às áreas temáticas da extensão, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, interação UFPB – comunidade, alinhamento aos objetivos do respectivo projeto e qualidade da resolução.

Cada projeto participante pode inscrever no máximo 5 fotografias, no entanto, apenas uma poderá ser selecionada. De acordo com a Pró-reitora de Extensão, professora Berla Moraes, esta iniciativa da Proex visa promover a valorização de produtos da extensão universitária.

“Diante a diversidade de ações de extensão em vigência anualmente, seu alcance social, sua capilaridade em diversos segmentos da sociedade, consideramos que a criação de um banco de dados de fotografia, além de ser fonte de memória institucional é um potencial veículo de divulgação e difusão acadêmica e social das ações e produtos advindos das atividades de extensão”, disse a Pró-reitora.

Ainda segundo a professora Berla Moraes, está prevista a realização de uma exposição com as fotografias selecionadas por ocasião do Encontro de Extensão da UFPB (Enex), com o objetivo de valorizar os registros e os projetos de extensão.

As fotografias selecionadas representarão as atividades extensionistas das instituições em publicações no site institucional, redes sociais, materiais educativos e informativos, ou em outros meios única e exclusivamente destinados à divulgação das ações de extensão realizadas pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFPB envolvidos em ações de extensão.

O edital de chamada pública pode ser conferido no site da Proex. A proposta proporciona a apresentação de imagens fotográficas provenientes de ações de extensão registradas por meio de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.

É imprescindível que os autores das fotografias providenciem previamente a autorização para uso de imagem, caso as fotografias contenham o registro de pessoas de forma identificada ou identificável, o termo de consentimento consta no anexo do edital. O resultado da chamada está previsto para o dia 04 de abril de 2024.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins