Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Proex da UFPB realiza chamada interna para seleção de fotografias de ações de extensão
conteúdo

Notícias

Proex da UFPB realiza chamada interna para seleção de fotografias de ações de extensão

publicado: 05/12/2023 17h02, última modificação: 05/12/2023 17h02
Docentes e Técnicos Administrativos podem submeter fotografias de ações de extensão dos últimos 10 anos

Foto: pvproductions/Freepik

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou a chamada interna nº 01/2023 de Fotografias com o Tema “Registros da Extensão”. A iniciativa de caráter educativo e cultural objetiva selecionar fotografias dos vários projetos e ações de extensão universitária para compor um banco de fotografias da extensão em todos os campi da UFPB.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário online e preencher as informações requeridas, até o dia 29 de fevereiro de 2024. Apenas docentes e técnicos administrativos que coordenam projetos de extensão, ou que coordenaram ações de extensão nos últimos 10 anos (registradas no Sigaa), podem realizar a submissão de fotografias para a chamada interna.

As imagens para o banco de fotografias serão selecionadas por uma Comissão Editorial formada por servidores da Proex, docentes da UFPB e convidados externos que observarão os critérios de impacto visual, adequação às áreas temáticas da extensão, contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica, interação UFPB – comunidade, alinhamento aos objetivos do respectivo projeto e qualidade da resolução.

Cada projeto participante pode inscrever no máximo 5 fotografias, no entanto, apenas uma poderá ser selecionada. De acordo com a Pró-reitora de Extensão, professora Berla Moraes, esta iniciativa da Proex visa promover a valorização de produtos da extensão universitária.

“Diante a diversidade de ações de extensão em vigência anualmente, seu alcance social, sua capilaridade em diversos segmentos da sociedade, consideramos que a criação de um banco de dados de fotografia, além de ser fonte de memória institucional é um potencial veículo de divulgação e difusão acadêmica e social das ações e produtos advindos das atividades de extensão”, disse a Pró-reitora.

Ainda segundo a professora Berla Moraes, está prevista a realização de uma exposição com as fotografias selecionadas por ocasião do Encontro de Extensão da UFPB (Enex), com o objetivo de valorizar os registros e os projetos de extensão. 

As fotografias selecionadas representarão as atividades extensionistas das instituições em publicações no site institucional, redes sociais, materiais educativos e informativos, ou em outros meios única e exclusivamente destinados à divulgação das ações de extensão realizadas pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFPB envolvidos em ações de extensão.

O edital de chamada pública pode ser conferido no site da Proex. A proposta proporciona a apresentação de imagens fotográficas provenientes de ações de extensão registradas por meio de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.

É imprescindível que os autores das fotografias providenciem previamente a autorização para uso de imagem, caso as fotografias contenham o registro de pessoas de forma identificada ou identificável, o termo de consentimento consta no anexo do edital. O resultado da chamada está previsto para o dia 04 de abril de 2024.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: pvproductions/Freepik
Ascom/UFPB