Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor da UFPB tem trabalho premiado em evento da International Halal Academy
conteúdo

Notícias

Professor da UFPB tem trabalho premiado em evento da International Halal Academy

publicado: 26/10/2023 11h52, última modificação: 26/10/2023 11h52
Evento foi realizado como uma das atividades do Global Halal Brazil Business Forum

Um docente do Departamento de Turismo e Hotelaria do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Jefferson Oliveira da Silva Lacerda, teve dois trabalhos selecionados para o Congresso Técnico-Científico Halal (CTecHalal), organizado pela International Halal Academy, sendo um premiado e o outro recebeu menção honrosa. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, no WTC Events Center, em São Paulo.  

O estudo intitulado “Halal sob a perspectiva da lógica dominante do serviço: uma reflexão teórica preliminar”, foi um dos dez selecionados para apresentação oral, e foi premiado. O outro trabalho, intitulado “Se são consumidores, por que não estudá-los?: O Marketing islâmico e o perfil dos consumidores muçulmanos no Brasil”, recebeu menção honrosa.

O Prof. Jefferson Oliveira conta que a perspectiva trabalhada no Doutorado também foi sobre produtos Halal, em um sentido amplo, mas nesse Congresso, seu objetivo foi realizar o treinamento presencial sobre o Turismo Halal. “A temática do Turismo Halal já tem sido conteúdo trabalhado em minhas aulas, assim como estou orientando um trabalho de conclusão de curso voltado a estes aspectos mais ligados ao turismo religioso”, relata o Prof. Jefferson.

O Turismo Halal abrange destinos turísticos preparados para receber viajantes muçulmanos, respeitando as regras e os costumes da população islâmica, segundo o site da Embratur

De acordo com o Prof. Jefferson Oliveira, o Turismo Halal proporciona a compreensão de um leque de possibilidades para o turismo na Paraíba, sobretudo quando se tem um número de aproximadamente 2 bilhões de muçulmanos no mundo, movimentando cerca de 225 bilhões de dólares, só com Turismo Halal. 

“Deste modo, pensar em como atrair esse público para o nosso Estado se torna não só uma discussão acadêmica mas, sobretudo, estratégica”, ressalta o docente.

O evento foi realizado como uma das atividades do Global Halal Brazil – Business Forum, com o objetivo de divulgar os trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas diversas áreas de interesse do segmento Halal e da experiência desenvolvida por acadêmicos e profissionais do mercado nacional e internacional. O Congresso foi realizado em parceria com a FAMBRAS Halal e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). 

***
Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins
Foto: Amanda Lacerda