Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa da UFPB oferece 120 bolsas no valor de R$ 700,00 para projetos de tutoria

publicado: 24/11/2023 15h04, última modificação: 24/11/2023 15h04
Os projetos devem focar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da graduação

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital para a Seleção de Projetos vinculados ao Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (ProTut). O prazo para inscrição e submissão dos projetos compreenderá do dia 30 de novembro ao dia 10 de dezembro.

De acordo com o edital nº 28/2023, o tutor bolsista fará jus a até oito parcelas mensais de R$ 700,00 nos meses de atividade efetiva. Informações adicionais sobre a seleção para tutores também estão disponíveis no edital.

O edital destina-se a selecionar projetos de ensino, para o ano letivo de 2024, a serem desenvolvidos com foco no apoio didático-pedagógico aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação da UFPB. Cada projeto oferece aos alunos que necessitarem de apoio para êxito em disciplinas da graduação, o auxílio de tutores para melhorar a aprendizagem e desempenho.

A inscrição do projeto deve ser realizada via Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos). Qualquer Departamento pode apresentar projetos para a seleção no ProTut. No edital da seleção, a Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos da PRG disponibilizou uma lista com 79 disciplinas prioritárias para a aplicação de projetos de tutoria, uma vez que nestas disciplinas observou-se o maior número de reprovação, trancamento e evasão.

Cada projeto deve conter o nome de um coordenador lotado no Departamento proponente e deverá ser aprovado, previamente, pelo Departamento. Podem integrar os Projetos de Ensino os docentes do quadro efetivo da UFPB que tenham o título de mestre ou doutor e que não estejam gozando de licença ou afastamento. A descrição da estrutura do projeto, os passos para submissão no SIGEventos e os critérios de avaliação dos projetos constam no edital.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (83) 3216-7851 ou pelo e-mail: protut@prg.ufpb.br

Seleção de tutores

Para o ano letivo de 2024, estão disponíveis para os projetos a serem aprovados 120 bolsas que perfazem um total de R$ 672 mil de investimento.

As bolsas serão distribuídas entre os projetos aprovados, segundo a ordem decrescente de classificação da Média Final de Avaliação do Projeto. Uma vez divulgado o Resultado Final do processo de seleção de projetos, serão abertas as inscrições para seleção de tutores previstas para o período entre 16 e 24 de fevereiro.

Caberá ao Coordenador do Projeto de Ensino aprovado realizar o processo de seleção dos candidatos às vagas de tutoria. Poderá se candidatar a tutor do Protut o estudante regularmente matriculado no curso objeto da tutoria, que nunca tenha sido reprovado e tenha um bom desempenho na disciplina para a qual está se candidatando a tutor. Além disso, é necessário que tenha disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para a atuação no projeto.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins