Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa MAI DAI oferta 14 bolsas de pós-graduação na UFPB

Programa MAI DAI oferta 14 bolsas de pós-graduação na UFPB

publicado: 06/07/2023 18h47, última modificação: 07/07/2023 22h15
Inscrições estarão abertas de 13 a 21 de julho, para alunos de seis programas de mestrado e doutorado

Foto: rawpixel.com/Freepik

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRPG/UFPB) publicou um edital de seleção de bolsistas para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI). Estão sendo ofertadas 14 bolsas pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo nove vagas de Mestrado e cinco de Doutorado.

As inscrições para a seleção estarão abertas no período de 13 a 21 de julho, e ocorrerão exclusivamente no endereço eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). Os candidatos devem preencher um formulário online e anexar os documentos exigidos no processo seletivo. A lista das inscrições homologadas será publicada no dia 24 de julho.

As cinco bolsas de doutorado foram destinadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PPGEM (2); Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas-PMPGCF (1); Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos-PPgDITM (1); e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA (1).

As nove bolsas de mestrado foram distribuídas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica-PPGEE (4); Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PPGEM(2); Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional-PGPCI (2); e Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas-PMPGCF (1).

Os candidatos a uma vaga de mestrado devem apresentar diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma de curso superior emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira.

Para as vagas de doutorado, deve ser apresentado diploma de pós-graduação stricto sensu ou ata de defesa pública de mestrado ou doutorado de cursos realizados no Brasil, ou no exterior, emitidos por Instituição de Ensino Superior estrangeira. Os detalhes sobre a documentação exigida estão descritos no edital do processo seletivo.

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de Avaliação Curricular (1ª fase) e da Apresentação e arguição do projeto de pesquisa (2ª fase). Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado pela PRPG.

Texto: Milena Dantas
Edição: Vinícius Vieira