Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB divulga nova temporada de podcast que entrevista artistas e produtores culturais paraibanos

publicado: 17/06/2021 15h24, última modificação: 17/06/2021 19h12
Episódio será lançado nesta quinta-feira (17), às 18h

Foto: Divulgação

O Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança, nesta quinta-feira (17), às 18h, a segunda temporada do podcast “Tramas da Quarentena”. A iniciativa busca divulgar entrevistas com artistas e produtores culturais sobre temas ligados à arte e cultura durante o período de isolamento social.

No primeiro episódio, o maestro Eduardo Nóbrega falará sobre o Coral Universitário Gazzi de Sá, projeto de extensão da UFPB, criado em 1963, que usa a música como instrumento de socialização. Interessados podem acompanhar o bate-papo pelo Spotifyperfil no Instagram, canal no YouTube e, ainda, pelas plataformas AnchorRadio Public e Google Podcasts.

Ana Clara Cordeiro, bolsista e apresentadora do projeto, adiantou que os próximos convidados serão Valdir Santos e Raul Córdula do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), e Gabriel Bechara, coordenador da Pinacoteca. Os episódios devem ser lançados toda terceira quinta-feira de cada mês.

O Coral Gazzi de Sá fornece espaço para estudantes, funcionários, professores e à comunidade externa. Durante a gravação, o maestro Eduardo Nóbrega destacou o papel da iniciativa na formação dos alunos integrantes e da arte-educação como ferramenta educacional.

Por seu desempenho exitoso, o Coral foi reconhecido nacionalmente. Nos últimos anos, o grupo apresentou-se em vários estados do Nordeste como também em outras regiões do país e, durante a pandemia, o projeto tem marcado presença em diversos festivais online espalhados pelo Brasil.

Segundo Ana Clara, é necessário promover as ações de artistas e produtores culturais da Universidade. “Por meio da publicização das ações realizadas, levamos informação como estratégia de mobilização. Com o envolvimento de diversos atores da cadeia produtiva da arte e cultura da UFPB, tramamos formas de resistência e realizações artísticas durante esse período de isolamento”, contou a estudante.

Para a coordenadora da iniciativa, a produtora cultural Bárbara Duarte Lira, a motivação de continuar com o podcast foi a necessidade de proporcionar visibilidade às atividades culturais que acontecem na UFPB. “Muitas vezes elas não são conhecidas pela sociedade e a comunidade universitária. A cultura e arte vêm tendo um papel muito importante durante essa pandemia, proporcionando qualidade de vida e ajudando as pessoas a lidarem com esse momento de tanta dificuldade, na saúde física e mental”, disse ela.

Além disso, a iniciativa procura tomar conhecimento sobre as dificuldades que os artistas e produtores vêm enfrentando no desenvolvimento de seus trabalhos.

“Nesse momento, trabalhar ao vivo e de maneira remota vem sendo a maior dificuldade deles. Queremos saber que mecanismos estão criando para chegar no público que agora está distante, mas, que, ao mesmo tempo, carece de estímulos artísticos”, comentou Bárbara Duarte.

O podcast faz parte do projeto de extensão “Tramas da Quarentena: Arte e Cultura na UFPB”. É possível acompanhar as atividades por meio do InstagramFacebook e Youtube. Confira matéria sobre o podcast no canal da TV UFPB no YouTube.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins