Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB, em parceria com a Fulbright, oferta 24 vagas para turmas de conversação em inglês
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB, em parceria com a Fulbright, oferta 24 vagas para turmas de conversação em inglês

publicado: 02/03/2023 11h25, última modificação: 02/03/2023 11h26
As inscrições seguem até a sexta-feira (3) ou até o preenchimento das vagas

O projeto “Conversando sobre Cultura: Aulas de Língua Inglesa para a Comunidade”, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB, oferece 24 vagas para turmas de conversação no idioma inglês. As inscrições seguem até a sexta-feira (3). O curso, aberto a toda a comunidade acadêmica e também ao público externo, será  gratuito.

Embora o curso seja destinado a pessoas com nível intermediário do idioma, não é necessário o envio de qualquer comprovação de proficiência. Basta preencher o formulário eletrônico, escolher uma das duas turmas disponíveis e, no mesmo formulário, enviar um áudio em inglês de até dois minutos, no qual o interessado deve se apresentar e comentar sobre seu filme favorito.

Os 12 primeiros inscritos para cada uma das duas turmas ficarão com as vagas. Após o preenchimento delas, o formulário será fechado. Em uma das turmas, as aulas ocorrem às segundas-feiras, das 15h às 16h30 e, na outra, serão às quartas-feiras, das 16h às 17h30. Em ambos os dias, as atividades acontecerão presencialmente na Sala Multimídia A, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte (CCHLA) do Campus I (João Pessoa).

“Nossa proposta é permitir aos participantes a prática e o aprimoramento da habilidade do ‘speaking’ a partir de temas ligados às culturas, que são assuntos sobre os quais qualquer pessoa pode falar. Esses temas vão contextuar a abordagem de gramática, de vocabulário e de pronúncia ao longo dos encontros”, explica a professora Juliana Freire, professora do DLEM e coordenadora do projeto.

Segundo a docente, o curso tem duração prevista de seis semanas, com o início previsto para 13 (turma das segundas) e 15 de março (turma das quartas) e término nos dias 3 e 5 de abril, respectivamente. Ao final das atividades, os participantes recebem um certificado de 20h. 

Até o final deste semestre letivo, outras turmas serão abertas. A média é de duas a três chamadas para turmas por semestre, e as oportunidades são sempre divulgadas por meio do perfil do DLEM no Instagram.

As turmas de conversação oferecidas pelo projeto integram uma parceria da UFPB, por meio do DLEM e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o Fulbright, programa de intercâmbio educacional e cultural dos Estados Unidos que traz cidadãos estadunidenses ao Brasil para que atuem como Assistente de Ensino de Inglês (ETA). No atual semestre letivo, a assistente na UFPB será a participante Tiannis Coffie.

***
Reportagem: Vinicius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação