Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB firma parceria com Centro de Zoonoses para prevenção de acidentes com escorpiões
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB firma parceria com Centro de Zoonoses para prevenção de acidentes com escorpiões

publicado: 31/08/2021 10h57, última modificação: 31/08/2021 11h34
A iniciativa vai contemplar bairros de João Pessoa e Santa Rita
Foto: Welton Dionisio
Tityus stigmurus, espécie de área urbana. Foto: Lucas Macêdo

O projeto de extensão “Escorpião Educa”, do Centro Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), firmou parceria com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A iniciativa tem como objetivo promover ações educativas acerca dos escorpiões, buscando prevenir acidentes com esses aracnídeos.

O projeto vai contemplar os bairros de Castelo Branco, Bancários, Jardim Oceania, Muçumagro e Mumbaba, em João Pessoa; além dos  bairros do Centro, Marcos Moura, Várzea Nova e Tibiri Fábrica, no município de Santa Rita.

De acordo com o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (UFPB), Welton Dionisio da Silva, que é colaborador e idealizador do projeto, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses vai disponibilizar agentes de saúde e transporte nas visitações técnicas que serão realizadas nas residências de João Pessoa.

“Os agentes de saúde nos auxiliarão nas visitas. Com eles, os moradores serão mais receptivos a nos atenderem e responderem à entrevista”, explicou Welton Dionisio.

Os trabalhos devem começar no final de setembro, com data a ser definida. Em Santa Rita, o projeto ainda busca concretizar parceria com a prefeitura local.

A ação será composta por três etapas. Na primeira, haverá visitações em 200 residências de João Pessoa e Santa Rita. Os residentes serão entrevistados pelos extensionistas para que estes acessem o nível de conhecimento da população acerca do escorpionismo e para tirar as suas principais dúvidas.

Na segunda etapa, os entrevistados serão instruídos a seguirem o perfil do projeto (@escorpiaoeduca) para acompanhar as informações semanais a respeito desses aracnídeos, tais como prevenção de acidentes, recomendações em caso de picada e repasse de informações acerca da ecologia e comportamento desses animais.

Na terceira etapa, os mesmos residentes serão entrevistados novamente para avaliar como as ações educativas colaboraram para seu conhecimento.

Momento de assinatura da parceria com a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pollyana Dantas, no dia 28 de Julho.

Segundo Welton, a extensão “O Escorpião Educa” divulga informações sobre escorpionismo com respaldo científico por meio de um diálogo acessível para qualquer público. “Esse diálogo entre a universidade e o saber popular é muito importante diante de tantas informações falsas que circulam nas redes e que podem até agravar o quadro clínico em acidentes”, destacou.

Além disso, o projeto também ensina sobre diversos aspectos de vida desses animais. Isso ajuda a desmistificar a ideia de que esses aracnídeos são exclusivamente nocivos. Na natureza, escorpiões são predadores naturais de diversos animais e isso ajuda a manter o equilíbrio dos ecossistemas. “O problema está nas condições propícias para a sobrevivência desses animais em áreas urbanas, como acúmulo de lixo, entulhos e baratas”, afirmou Welton.

Devido a isso, em 2009, o Ministério da Saúde criou o Manual de Controle de Escorpiões que, além de políticas públicas de saneamento ambiental, aconselha “ações continuadas de educação ambiental e em saúde garantem a perenidade das mudanças geradas a partir das medidas de controle, de maneira que estas sejam incorporadas no dia a dia da população”.

A iniciativa é coordenada pelos professores do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB Alessandre Pereira e Marcio Bernardino. Participam da extensão, as alunas do curso de Ciências Biológicas Helena Gonçalves, Katarina Araujo e Natália Câmara. A identidade visual do perfil do projeto no Instagram é de autoria de Brena Figueiredo, egressa do curso de Direito da UFPB.

Mascote do Projeto. Crédito: Brena Figueiredo

* * *
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Foto: Lucas Macêdo
Imagem: Brena Figueiredo