Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB produz prótese de braço funcional de baixo custo

Projeto da UFPB produz prótese de braço funcional de baixo custo

publicado: 02/09/2022 12h47, última modificação: 05/09/2022 09h00
Atendimento a pacientes para distribuição gratuita de próteses está previsto para este semestre

Matéria Atualizada em 05/09/2022

O projeto Pernas e Braços para Que te Quero, desenvolvido por docentes e alunos do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Laboratório de Fabricação Digital (Fablab/UFPB), fabricou uma prótese mecânica funcional de antebraço para pessoas amputadas ou com malformações congênitas de membros superiores.

O protótipo foi apresentado no último dia 25, durante a I Bienal do Centro de Ciências da Saúde, e mostrou-se funcional por possibilitar, a partir da movimentação do cotovelo do paciente, os movimentos dos dedos da prótese. De acordo a aluna Lucianny Vitória, do curso de Fisioterapia da UFPB, extensionista voluntária do projeto, o objetivo do Pernas e Braços para Que te Quero é disponibilizar próteses de forma gratuita a amputados que tenham cotovelo residual, além de prestar assistência fisioterapêutica na pré e pós protetização.

O material de fabricação da prótese é um Biopolímero Acido Poliláctico (PLA). O produto pode ser construído de forma personalizada para cada paciente de maneira mais rápida, devido à fabricação por meio de impressão 3D, realizada pelo laboratório Fablab, da UFPB, com parceria da e-Nable, comunidade que cria e compartilha designs de código aberto em um movimento mundial para a distribuição de próteses gratuitamente.

“Na prótese tudo é impresso de forma individual, as peças e parafusos. É uma prótese de baixo custo funcional, a partir da dobra do cotovelo ela permite abertura e fechamento dos dedos da prótese. O custo para confecção foi em torno de R$ 110,00 e, hoje, uma prótese convencional apenas estética pode custar em torno de R$ 5 mil a R$ 6 mil”, acrescentou Lucianny Vitória

Sobre o projeto

O projeto de extensão Pernas e Braços para Que te Quero existe desde 2021 e visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências, especificamente com amputações ou malformações congênitas de membros superiores, ao proporcionar o acesso de adultos e crianças às próteses de membro superior produzidas em impressoras 3D.

Acesso à prótese

Em 2022 e 2023, o projeto será desenvolvido em duas frentes. Na primeira frente o grupo, a partir do protótipo fabricado, dará continuidade à produção e distribuição de próteses de forma gratuita, além de realizar avaliação fisioterapêutica do paciente amputado ou malformado, avaliação funcional do paciente amputado de membro superior e prestar assistência terapêutica pré e pós protetização.

“Nessa frente a gente já fez contato e estabelecemos parcerias com o Setor de Prótese e Órtese da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que vai nos encaminhar pacientes, fizemos contato com a FUNAD (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência) também, pois são locais com potencial de indicar bastantes pacientes, e também vamos abrir um questionário no Google Forms para que os próprios pacientes que vejam essa matéria possam se candidatar a receber uma dessas próteses”, afirmou a professora Lígia Ortiz, coordenadora do projeto.

De acordo com a professora Lígia Ortiz, serão aceitos pacientes de qualquer município paraibano, no entanto, é necessário que o paciente tenha disponibilidade de permanecer em João Pessoa por um período de dias antes e após o recebimento da prótese. O formulário para que o paciente interessado possa se candidatar a receber uma prótese está disponível aqui.

“Vai ser um prazer receber esses pacientes, eles não precisam ser de João Pessoa, mas vão ter que realizar aqui tratamento fisioterapêutico por um tempo antes de poder receber a prótese. E depois que receberem eles vão ter que treinar o uso da prótese por poucos dias, porque, assim, eles levam a prótese e nós teremos certeza de que ela vai fazer a diferença na vida do paciente”, disse a docente.

Novos projetos

A segunda frente do projeto Pernas e Braços para Que te Quero para os anos de 2022 e 2023 propõe o desenvolvimento de um projeto de órtese dinâmica para membros inferiores, direcionada a pacientes com sequelas de Acidente Vascular Encefálico.

O grupo planeja elaborar o projeto do protótipo da órtese para membro inferior, realizar avaliação funcional do membro inferior, além da realização de sessões de fisioterapia e futura distribuição de próteses. Para mais informações os interessados podem acompanhar o perfil do projeto no Instagram @pernasebracos_ufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins