Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto da UFPB que prescreve treinamento físico gratuito a pessoas acima do peso seleciona voluntários
conteúdo

Notícias

Projeto da UFPB que prescreve treinamento físico gratuito a pessoas acima do peso seleciona voluntários

publicado: 23/01/2024 17h57, última modificação: 23/01/2024 17h57
Seleção de voluntários é aberta ao público em geral

Foto: Fernando Viana

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto de extensão ‘Correr para emagrecer’, vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Instituição, seleciona voluntários acima do peso, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 59 anos, para participação gratuita nas atividades do projeto. 

As práticas terão início a partir de 29 de janeiro e ocorrerão de segunda a sexta-feira, na pista de atletismo do Campus I da UFPB, em João Pessoa. Os participantes poderão realizar os treinos durante o período matutino, das 6h às 8h, ou vespertino, das 16h às 18h.

Por meio do projeto, os voluntários receberão prescrição de treinamento de corrida ou caminhada, a depender da capacidade do participante. Além da orientação do profissional, os participantes realizarão, gratuitamente, exames de sangue, mapeamento genético e avaliação nutricional e da composição corporal. 

Além do fator etário, outros parâmetros serão utilizados na seleção. Os voluntários não podem ser fumantes ou praticantes regulares de atividades físicas. Além disso, precisam estar com o índice de massa corpórea (IMC) maior que 25kg/m2 (indicativo de excesso de peso), bem como não serem portadores de diabetes, doenças hormonais ou arteriais. Demais critérios de seleção podem ser consultados aqui.

Para as voluntárias mulheres, além dos critérios anteriores, a participação é limitada àquelas que não estão na menopausa ou que não apresentem qualquer sintoma relacionado ao climatério. 

“Com relação às medidas de avaliação corporal, conseguimos disponibilizar no momento em que esta avaliação é feita. Quanto às demais análises realizadas, os voluntários recebem um relatório de todas elas, desde que fiquem até o final do projeto”, informa George Araújo, discente de iniciação científica que integra o projeto.

Os dados obtidos por meio do Projeto de Extensão ‘Correr para emagrecer’ serão utilizados em pesquisas científicas que investigam a influência genética no emagrecimento de pessoas acima do peso, que são realizadas pelo Laboratório de Estudos do Treinamento Físico Aplicado ao Desempenho e à Saúde (LETFADS/UFPB). 

Além de George, a equipe do projeto de extensão é formada pelo professor Alexandre Sérgio Silva, coordenador do ‘Correr para emagrecer’, pelo aluno da pós-graduação em Educação Física da UFPB, Herik Vieira, e pelo também discente de iniciação científica Filipe Martins. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Fernando Viana
Ascom/UFPB