Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto na UFPB cria podcast para recontar fatos históricos

Projeto na UFPB cria podcast para recontar fatos históricos

Produções multimídia usam linguagem lúdica e didática para popularizar conhecimento científico
publicado: 14/05/2020 14h29, última modificação: 14/05/2020 14h34
A peste negra, pandemia mais devastadora registrada na história, que atingiu seu pico na Europa entre 1347 e 1351, matando de 75 a 200 milhões de pessoas, foi tema do primeiro episódio. Fonte: Reprodução/Wikimedia Commons/Autor desconhecido

O projeto “Senta que lá vem história”, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, criou podcast para recontar fatos históricos através de uma linguagem lúdica e didática. As publicações multimídias são disponibilizadas nas plataformas do Youtube e Spotify.

No primeiro episódio, publicado em 29 de abril, a produção relacionou a história da peste negra, pandemia mais devastadora registrada na história, que atingiu seu pico na Europa entre 1347 e 1351, matando de 75 a 200 milhões de pessoas, à pandemia do novo coronavírus, na atualidade. No segundo episódio, disponibilizado nesta quarta-feira (13), foram abordadas as danças nordestinas Coco de roda e Ciranda na Paraíba.

“O podcast é importante pois traz o conhecimento histórico para esferas tecnológicas e audiovisuais, comunicando os debates acadêmicos para a comunidade externa, ao envolver em suas atividades o tripé ensino, pesquisa e extensão”, afirma Elivelton Rodrigues, um dos estudantes que participa do projeto.

As atividades desenvolvidas envolvem pesquisa, gravação, edição, transcrição e publicação. De acordo com o estudante, o projeto surgiu de um trabalho de final de período letivo, no qual precisaram produzir conteúdo que aliasse ensino e tecnologia. Após a apresentação do podcast, docentes do curso incentivaram que dessem continuidade ao projeto.

“Devido à Covid-19, a UFPB precisou suspender os encontros presenciais. Em razão disso, estamos realizando reuniões de modo remoto, através de chamadas de vídeo, e-mail e redes sociais”, conta Elivelton Rodrigues.

Os convidados do programa serão pesquisadores da UFPB. “Queremos divulgar o conhecimento histórico produzido na academia para além dos muros da universidade. Temos a expectativa de repercussão nacional, atingindo todos os públicos “.

Além do Elivelton Rodrigues, o podcast conta com a produção dos estudantes Gabriela Lima, Luara Alencar e Miguel Ferrari, orientados pela professora Priscilla Gontijo e com a colaboração dos docentes Fernando Pureza e Cláudia Lago, por meio da sugestão de pautas. É possível acompanhar as ações do projeto através do Instagram e Facebook.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB