Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Publicado edital do Programa UFPB no seu Município

Publicado edital do Programa UFPB no seu Município

publicado: 04/04/2023 15h06, última modificação: 04/04/2023 15h06
São disponibilizadas 130 bolsas de extensão no valor de R$ 400, durante sete meses

Foto: Cristiane Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou nesta segunda-feira (03) o edital do Programa UFPB no Seu Município ano 2023. Desenvolvido por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio da Reitoria da UFPB, o programa promove a realização de atividades de extensão universitária em cidades do interior da Paraíba por meio da identificação da realidade socioeconômica, cultural e ambiental dos municípios.

O objetivo da ação como um todo é contribuir com o fortalecimento de políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável, com vistas ao empoderamento das suas comunidades para a melhoria da qualidade de vida.

As inscrições ocorrem do dia 06 ao dia 25 de abril pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), por meio da submissão de propostas de projetos de extensão que podem ser realizadas por servidores docentes e técnico-administrativos da UFPB com nível superior e que estejam em efetivo exercício. Os coordenadores dos projetos deverão disponibilizar até 12 horas semanais para as atividades a serem desenvolvidas no projeto de extensão.

A UFPB disponibilizará 130 bolsas para alunos que vão atuar nos projetos a serem selecionados, com vigência de 7 meses, de junho a dezembro de 2023.

Os projetos a serem submetidos deverão se enquadrar em uma das oito áreas temáticas da Extensão Universitária: (1) Comunicação, (2) Cultura, (3) Direitos Humanos e Justiça, (4) Educação, (5) Meio Ambiente, (6) Saúde, (7) Trabalho e (8) Tecnologia e Produção.

Mantido com recursos próprios da Universidade, o Programa UFPB no Seu Município é uma estratégia da Proex para interiorizar as ações de extensão nos municípios paraibanos com até 150 mil habitantes. No ano de 2022, o programa permitiu a realização de 90 ações de extensão que impactaram mais de 80 municípios.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão, Berla Moraes, as ações corroboram para o desenvolvimento regional, seja na cultura, no potencial de internacionalização, na geração de renda ou no desenvolvimento de tecnologias.

“Este ano, esperamos impactar 103 municípios, atendendo tanto a meta do Plano de Desenvolvimento Institucional, como também ampliar a participação da comunidade acadêmica, docentes, técnicos administrativos, discentes e membros externos que colaboram com as ações”, disse a professora Berla Moraes.

No edital nº 09/2023 da Proex é possível conferir as etapas necessárias para a realização da submissão de propostas de projetos de extensão como, por exemplo, o preenchimento de informações como dados do projeto, membros da equipe, cadastro de atividades, orçamento e resumo da ação.

As propostas submetidas passarão por uma verificação de conformidade a ser realizada pela equipe de servidores da Proex e serão distribuídas para Avaliação de Mérito pelos avaliadores externos e internos no período de 28 de abril a 04 de maio. Serão avaliados critérios como caracterização da ação como de extensão, relevância social do projeto, viabilidade de execução e sustentabilidade do projeto.

O processo seletivo dos bolsistas ocorrerá no período de 04 a 10 de maio de 2023 e será coordenado pelas assessorias de extensão dos centros.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins